O voo da economia
04/03/2011
Sujo, clandestino e nada higiênico
04/03/2011

Por um trânsito mais humanizado

Um grupo de ciclistas fez um manifesto, ontem, pelas ruas de Florianópolis

Pelo menos 30 ciclistas deitaram no asfalto da Rua Bocaiúva, na frente do Beiramar Shopping, durante um passeio batizado de Bicicletada, que pediu um trânsito mais humanizado. O gesto repetiu o protesto ocorrido em São Paulo e em Porto Alegre. Em Brasília, ontem, também houve manifestação. Na cidade gaúcha 15 pessoas de bicicleta foram atropeladas pelo servidor público Ricardo Neis, 47 anos, no dia 25.

A manifestação foi organizada pela internet, via e-mails, blogs e anúncio em um site. O biólogo Daniel Araujo Costa, 43 anos, explicou que o evento era uma homenagem aos ciclistas e pretendia evitar que o episódio ocorrido em Porto Alegre fique no esquecimento.

A Bicicletada é realizada na última sexta-feira de cada mês, mas ontem houve uma edição extra por causa do atropelamento dos gaúchos.

Daniel declarou que este caso ganhou repercussão, mas lembrou que todos os dias pessoas de bicicleta são vítimas de acidentes nas ruas do país. Ele atribuiu os atropelamentos ao desrespeito às leis de trânsito. Argumentou que defende a utilização de bicicletas como meio de transporte, mas disse que o grupo não quer brigar com os carros. Ressaltou ainda que os motoristas devem perceber que cada pessoa de bicicleta é um veículo a menos nas ruas.

O analista de sistemas Audálio Vieira Júnior, 38, reforçou que optar pelo ciclismo também é bom para saúde. Reclamou da falta de ciclovias na cidade e acredita que Florianópolis desperdiça a oportunidade de promover o turismo de bicicleta. O Tribunal de Justiça do RS informou ontem à noite que não vai analisar o habeas corpus pedido por um estudante de Direito na quarta-feira. O rapaz é estagiário da Defensoria Pública do Estado e entrou com um habeas corpus em favor do funcionário público Ricardo Neis, de 47 anos.

Também está sob avaliação da Justiça a transferência do motorista para um instituto psiquiátrico público. Ele permanece internado em uma clínica particular, mas a Polícia Civil e o Ministério Público querem que ele seja removido para o Instituto Psiquiátrico Forense. Alegaram que no local haverá melhores condições de segurança. O caso ainda está em discussão.

DIARIO.COM.BR Vídeo com o manifesto Bicicletada, em Florianópolis.

(Por Felipe Pereira, DC, 04/03/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *