Florianópolis conhece o perfil do seu turista de eventos
17/03/2011
Turista reprova serviço de táxi em Florianópolis
17/03/2011

Pesquisa aponta quanto dinheiro traz o turismo de eventos para Florianópolis

Trabalho apresentado nesta quarta-feira (16) confirma o que as entidades do setor já previam, mesmo sem dados científicos
Uma radiografia do segmento de turismo de eventos foi apresentada pelo FC&VB (Florianópolis Convention & Visitors) Bureau nesta quarta-feira (16). As informações, agora com base científica, são semelhantes aos dados conhecidos por empresários do setor. De posse das informações divulgadas, a entidade vai planejar os próximos passos.
O resultado da pesquisa apontou que quem mais visita a cidade para participar de eventos é o executivo de origem nacional que utiliza o serviço de hotelaria, táxi e aeroporto como equipamentos de estalagem e transporte.
Agora há base científica para afirmar que o ticket médio do turista de eventos, ou seja, o valor médio deixado em Florianópolis é de aproximadamente R$ 250 por dia. Também foi possível avaliar que o montante médio deixado na cidade-sede do evento alcança R$ 1 milhão.
“O resultado deste estudo servirá como norteador para futuras tomadas de decisões, para a ciencia dos pontos fracos, fortes e trabalhar nas futuras oportunidades e correções,” aponta a presidente do FC&VB, Joseli de Almeida Cintra.
Para este ano, sete eventos de cunho técnico-científico estão programados para o primeiro semestre deste ano, que devem atrair cerca de 20 mil turistas para Florianópolis, segundo previsão do FC&VB.
Para traçar este perfil, foram pesquisadas 4.500 pessoas que participaram de 17 eventos de todos os portes, ao longo dos dois últimos anos. A pesquisa completa, realizada pela Fundação Getúlio Vargas, será disponibilizada somente a partir do dia 18 deste mês, no site do FC&VB (www.florianopoliscvb.com.br).
Velhos problemas voltam a ser apontados
Dois pontos negativos, que já são conhecidos dos empresários do setor, pela percepção intuitiva, são os horários reduzidos de funcionamento do comércio e a falta de qualificação no atendimento dos taxistas.
De acordo com o secretário municipal de Turismo, Márcio de Souza, que esteve no evento, há tentativas de solucionar o caso. “Estamos discutindo com a secretaria de transportes e com os envolvidos para resolver os problemas apontados”, afirma.
(Por Danilo Duarte, ND, 17/03/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *