Água potável que vai para o ralo no Campeche, Florianópolis
18/03/2011
Avenida Paulo Fontes: Abertura confusa
18/03/2011

Pedestres ainda não se adptaram as mudanças na avenida Paulo Fontes

Depois da reabertura da via para o tráfego de veículos quem circula a pé no local ainda insiste em disputar espaço com os motoristas

Não era mais novidade, mesmo assim o segundo dia de reabertura ao tráfego de veículos na avenida Paulo Fontes, no Centro da Capital, continuou confuso nessa quinta-feira (17). A sinalização ganhou melhorias, mas ainda está deficiente. O número de efetivo da Guarda Municipal aumentou, no entanto, alguns pedestres ainda desrespeitam as orientações.

Na faixa para pedestres em frente ao Ticen (Terminal de Integração do Centro), quatro guardas municipais tentavam controlar o trânsito, sem muito sucesso, já que os usuários do transporte coletivo que saiam e chegavam do terminal insistiam em atravessar a via com o sinal fechado para pedestres, mas há uma justificativa: os semáforos estão com defeito. Assim, quando o sinal para os veículos abre, o dos pedestres trava e apaga. Já quando o sinal abre para os pedestres o vermelho continua piscando confundindo quem anda a pé. “Não sabia que tinha mudanças por aqui e como o sinal não indica nada com nada pensei que estava tudo como antes”, diz a pedestre Sabrina da Silva.

A aposentada Zilda Dutra conta que sabia das mudanças e que por isso prestou mais atenção nas orientações dos guardas municipais do que no semáforo. “Nessa situação é mais confiável”, avalia.

Enquanto os pedestres atravessam com o sinal fechado, os motoristas buzinavam e diminuíam a velocidade e por fim paravam para a multidão passar (por dia 220 mil pessoas circulam a pé pela Paulo Fontes em frente ao Ticen). “Muitos deles estão pedindo passarela aqui, mas nesse caso é muita gente para atravessar”, observa um dos guardas municipais que se acabava, apitando sem parar.

Sinalização melhorou, mas ainda apresenta deficiências

Diferente do primeiro dia de reabertura de tráfego de veículos na avenida Paulo Fontes, que ocorreu nessa quarta-feira (17), ontem foi possível observar algumas melhorias.

A placa presa ao semáforo “Paulo Fontes fechada” foi retirada e em frente a faixa de pedestres do Ticen, cones impediam a passagem de pedestres, e afunilaram o espaço para atravessar a via. “Assim as pessoas passam mais perto uma das outras e conseguimos controlar melhor o fluxo”, diz o chefe de operações da Guarda Municipal, Paulo Soares.

Mas mudanças como as grades colocadas ao longo do canteiro para forçar os pedestres a atravessar na faixa de segurança continuam não surtindo o efeito desejado. Muitas pessoas ainda se arriscam atravessando e circulando no meio da rua.

“Nosso maior problema agora são os pedestres que não respeitam as mudanças”, avalia o chefe de operações da Guarda Municipal.

(ND, 18/03/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *