Comcap recolhe 23,5 t de lixo no Centro de Florianópolis
09/03/2011
Mudanças climáticas fora da pauta das empresas
09/03/2011

Obras do elevado Rita Maria ganham ritmo acelerado

Mudanças. A partir de sábado, avenida Paulo Fontes será reaberta e ruas do entorno também terão alterações

Florianópolis. No próximo sábado, logo após o Carnaval, motoristas terão se adaptar as mudanças no trânsito, que ocorrerão na região central da Capital. A principal delas será a reabertura da avenida Paulo Fontes, fechada para o trânsito de carros desde outubro de 2009. De acordo com a Prefeitura de Florianópolis, as alterações são necessárias em virtude das obras do elevado Rita Maria, que a partir desta quinta-feira, ganham um ritmo mais acelerado.

A s obras do elevado do Rita Maria, que tem previsão de estarem concluídas em 18 meses, não é considerada uma das mais complexas, na opinião do secretário de Obras, Américo Medeiros. Para ele, o problema maior é sua localização. “A região com intenso trânsito de veículos é o principal agravante. Os próprios motoristas diminuem a velocidade ao se deparar com as obras. Portanto, já são esperados alguns transtornos”, adianta o secretário. De acordo com o projeto, a obra consiste em viaduto elevado em duas pistas, com comprimento total de 390 metros e largura de oito metros.

Atualmente 40 homens trabalham na construção do elevado. Segundo Medeiros, por enquanto não existe a necessidade que os trabalhos se estendam aos fins de semana. “Se houver necessidade, no futuro, podemos tocar as obras a noite ou nos finais de semana, mas por enquanto não”, observa. Nesta semana homens trabalham na fundação e travação das estacas.

Paulo Fontes reabre

No próximo sábado, a avenida Paulo Fontes será reaberta para o trânsito de veículos. De acordo com o IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) do sentido Centro – Sul da Ilha, a avenida terá uma pista exclusiva para ônibus e as outras duas para carros. No sentido contrário, uma pista para o trânsito de veículos. Com a abertura da Paulo Fontes, outras vias do entorno também terão alterações.

O superintendente do Ipuf, Átila Rocha, observa que a avenida Paulo Fontes permanecerá aberta até que comecem as obras de revitalização do Largo do Mercado Público. Conforme a previsão do Ipuf, o edital para escolha da empresa responsável pela execução da obra deve ser lançado em maio, e em agosto as obras devem começar. “O que está pendente é a cessão do terreno, que pertence a União”, lembra Rocha. “Já apresentamos o projeto para SPU (Secretaria do Patrimônio da União) que a princípio entende a importância da obra e sua viabilidade. Estamos aguardando o parecer oficial”, disse o superintendente. Com a reabertura da Paulo Fontes, a rua Hoepcke também terá alterações. Acompanhe no mapa.

(Mônica Amanda Foltran, ND, 04/03/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *