Av. Paulo Fontes é reaberta nesta quarta-feira
16/03/2011
Quando a Justiça é justa
16/03/2011

O Elevado abriu? A Paulo Fontes vai abrir?

Duas obras vitais para o trânsito da Capital vivem de informações desencontradas

Se o trânsito já é complicado nas principais vias centrais de Florianópolis, imagine, então, como ficam os motoristas com as orientações desencontradas que vêm da prefeitura. A começar pela reabertura da Avenida Paulo Fontes, que foi adiada duas vezes em menos de quatro dias. A promessa, agora, é que as alterações no trânsito aconteçam hoje, com a liberação do fluxo de veículos. No caso do Elevado do Trevo da Seta, a situação foi ainda mais inusitada. Cerca de 10 horas depois de o prefeito Dário Berger anunciar a liberação da obra somente para o dia 22 de março, a Polícia Rodoviária Militar abriu o elevado parcialmente segunda-feira e ontem.

Já, dia 22 ou em 5 de maio

No caso do Elevado do Trevo da Seta, a prefeitura tinha prazo de entrega a obra em março, mas se arriscou em anunciar a antecipação para dezembro de 2010. Não conseguiu, e, na semana passada, o secretário de Obras, Luiz Américo Medeiros esticou o prazo para 5 de maio.

Às 9h de segunda-feira um novo capítulo da novela. Berger fez uma visita na obra e garantiu a liberação do tráfego para o dia 22. Só que às 19h45min, a PMRv abriu uma faixa no sentido Centro/SC-405 para o recapeamento de uma das vias do entorno. A faixa que passa embaixo do elevado também foi utilizada pelos motoristas que vinham no sentido Aeroporto/Centro. Ontem, a obra também foi parcialmente liberada.

De acordo com o comandante da 1º Companhia da PMRv, Marcio Antunes, a prefeitura teria autorizado a abertura do elevado nos momentos em que a obra interferisse no fluxo de veículos.

O chefe do gabinete do prefeito, José Nilton Alexandre, confirmou que estava acertada a abertura de uma faixa durante o recapeamento das vias do entorno, mas não para dar vazão nos horários de pico.

É para ser liberada hoje

A Paulo Fontes estaria aberta no sábado e foi adiado para ontem. Nem mesmo o vice-prefeito e secretário de Transportes, João Batista Nunes, sabia dizer ao certo, no final da tarde de segunda-feira, se a avenida estaria liberada na terça. Por fim, informou que o prefeito anunciaria a data ontem. Dário garantiu que o tráfego estaria livre, finalmente, hoje, às 9h.

Apesar de a prefeitura ter anunciado há um mês que haveria a alteração do trânsito, a justificativa para os atrasos foi o mau tempo dos últimos dias. Isso teria atrapalhado a recolocação das grades de segurança no calçadão, das placas para demarcar as pistas e da reprogramação das sinaleiras.

Segundo o Executivo, a decisão de reabrir a Paulo Fontes foi para dar fluxo ao trânsito durante as obras do Elevado Rita Maria. Mas a medida não será temporária. O prefeito não assumiu que a decisão tomada há um ano e meio foi um equívoco, mas garantiu que a avenida só voltará a ser fechada em caso de novas obras.

(DC, 16/03/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *