Em Santo Amaro, desde 1998 moradores esperam providências para avanço do rio Cubatão
15/03/2011
Arena Multiuso de Florianópolis não tem data para ficar pronta
15/03/2011

Novos deslizamentos de encosta adiam a volta para casa em Antônio Carlos

Pelo menos seis famílias continuam desajodas no Centro da cidade. Estudo do que será feito no local deve sair em oito dias

Novos deslizamentos de encostas voltaram a preocupar principalmente os moradores da rua Libório Francisco Goedert, no Centro de Antônio Carlos. As seis casas que tinham sido interditadas há cerca de um mês, após a forte chuva do dia 12 de fevereiro, voltaram a ser atingidas pela lama. Alojado com a família temporariamente em outro local, o aposentado Orlando Hoffmann, 62, sonha em um dia voltar para casa. “Moro aqui há 35 anos, sempre moramos embaixo desse barranco e nunca deu nada. Com o passar dos anos as pessoas vão mexendo nele e a situação piora. Mas quero a minha casinha de volta”, conta o morador.

Na casa interditada ao lado, a dona de casa Joziane Soares da Silva, 36, questiona o compromisso assumido pela Prefeitura Municipal. “Estamos em outro apartamento, que a prefeitura ficou de pagar o aluguel pra mim e a outras seis famílias dali. Mas até hoje não tivemos retorno de como vai ficar. O pior é que o aluguel vence amanhã (hoje)”, diz preocupada. O secretário de Planejamento, Mário Junckes, informa que “o projeto foi aprovado na Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito na semana passada. Vamos pagar um aluguel social de R$ 400 por mês para cada família, durante seis meses”, afirmou. O valor deve ser repassado ainda esta semana.

Quanto ao que será feito na encosta, depende da finalização do levantamento topográfico, assim como o estudo geofísico feito no local. “O estudo deve estar pronto nesta terça-feira. Mas precisaremos de pelo menos oito dias para ter o laudo de que tipo de obra de contenção deve ser feita ali e se os moradores poderão voltar um dia para casa com segurança”, observa. O secretário não descarta a possibilidade de as seis residências serem desapropriadas. “Vamos ver o que é mais viável economicamente e seguro às famílias, por isso nada foi feito sem a conclusão dos estudos técnicos”, completa Junckes.

(Por Carol Ramos, ND, 15/03/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *