“Estão matando a galinha dos ovos de ouro”, reclama ambientalista sobre poluição no litoral catarinense
01/03/2011
Multisport Brasil já conta com 130 inscritos para o desafio em Florianópolis
01/03/2011

A partir de março, moradores da região poderão participar do projeto que é reconhecido internacionalmente e foi apresentado como referência mundial em eventos como COP 16, Conferência Internacional Lixo Zero e Salão do Voluntariado Italiano.
A Cidade Pedra Branca, na Grande Florianópolis, recebe um novo conceito de destinação dos resíduos recicláveis. Na próxima terça-feira (01/03) será inaugurada uma unidade do Espaço Recicle no bairro sustentável, uma parceria com a Associação dos Moradores (AMO) e a Novociclo Ambiental. Neste dia, será realizada a apresentação do projeto e esclarecimento de dúvidas. A comunidade interessada em conhecer a iniciativa poderá visitar o local, se cadastrar no projeto e receber orientações sobre separação de resíduos e reciclagem.
A Célula Espaço Recicle fica em frente ao Showroom da Sustentabilidade Pedra Branca e abrirá de segundas às sextas-feiras, das 7h30 às 14h, e aos sábados, das 8h às 14h30. O lugar vai funcionar como um ponto de conscientização ambiental e de recolhimento de materiais recicláveis. “Ser sustentável faz parte da cultura da Pedra Branca e integra todos os projetos que desenvolvemos. Para uma gestão de resíduos eficiente é necessário aliar informação à conscientização. Neste bairro-cidade não apenas a reciclagem fará parte da cultura das famílias, mas o cuidado ao entorno como um todo”, destaca Marcelo Gomes, diretor do empreendimento, referência em Urbanismo Sustentável.
O Espaço Recicle funciona através de um programa de relacionamento no qual os participantes, ao entregarem seus resíduos devidamente limpos e separados, acumulam pontos no Cartão Novociclo. Eles podem ser trocados por produtos biodegradáveis ou confeccionados com materiais recicláveis. Cada resíduo tem seu valor equivalente em pontos. Para participar, basta fazer um cadastro no local e começar a separar os resíduos em casa.
Todo participante recebe orientação sobre como fazer a separação e a limpeza adequadas dos resíduos produzidos em suas casas. “Uma garrafa de refrigerante é lixo, se jogada no lixo sem nenhum cuidado. Já se for limpa e destinada de forma correta, passa a ser resíduo e poderá ser colocada novamente no ciclo de produção. A mobilização voluntária em prol de uma nova postura ambiental é o ponto-chave do Espaço Recicle”, explica Rodrigo Sabatini, presidente da Novociclo Ambiental, empresa responsável pela implantação da Célula Espaço Recicle na Cidade Pedra Branca.
Iniciativa que dá certo
O projeto de inovação social, Espaço Recicle, começou a ser executado desde março de 2010, no Parque de Coqueiros, em Florianópolis (SC). O bairro da região Continental da capital catarinense foi o primeiro a receber o projeto. O local conta com a participação de cerca de 6 mil pessoas.
Diariamente, moradores da região entregam materiais recicláveis no Espaço Recicle, que fica dentro de um conteiner adaptado e é dedicado para a conscientização e educação ambiental. Por mês, são geradas cerca de 15 toneladas de resíduos destinadas para reciclagem. O lugar é frequentado por moradores do bairro e de outras regiões da Grande Florianópolis, que se deslocam de suas casas para fazer a destinação adequada dos resíduos produzidos.
Tudo o que é recolhido é entregue para empresas parceiras que reaproveitam estes materiais e os transformam em produtos. Alguns deles estão disponíveis no local onde podem ser trocados pelos pontos acumulados no cartão. Já o que não pode ser reciclado, como pilhas e baterias, é encaminhado para locais onde é feita destinação adequada.
O projeto é baseado no conceito Lixo Zero, que tem como foco reduzir ao máximo a emissão de resíduos para os aterros sanitários, e dessa forma procura dar o melhor encaminhamento para todos os tipos de resíduos que podem ser reaproveitáveis. Para isso o conceito adota o princípio dos 3Rs que significa reduzir o consumo e a produção de lixo, reutilizar os materiais ao máximo antes de descartá-los, e reciclar todos os materiais que podem ser reciclados.
(DeOlhoNaIlha, 01/03/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *