Parque linear para Florianópolis
25/03/2011
Ponta do Coral
25/03/2011

Congresso formatará a Porto Alegre do futuro 25/03

No próximo dia 24, durante a 52ª Semana de Aniversário de Porto Alegre, o 5º Congresso da Cidade será lançado, convocando toda a comunidade a se engajar num grande esforço de planejamento e ampliação do cuidado com a capital gaúcha. O seminário de abertura começará às 9h30, no auditório do Ministério Público Estadual, e trará a metodologia do trabalho que se estenderá até novembro, além de palestras sobre o cuidado com a cidade. O Comitê Gestor do 5º Congresso, formado por representantes de diversas entidades públicas, privadas e não-governamentais, lançará uma convocatória para integrar um grande número de porto-alegrenses aos trabalhos.
A partir dessa convocatória, terão início as reuniões nos 82 bairros de Porto Alegre, que se estenderão para as regiões de planejamento e do Orçamento Participativo (OP). Em todos os encontros, o desafio será identificar as metas e os motes de cada território, culminando com um planejamento para toda a cidade. Para auxiliar nas discussões, haverá uma Bússola do Desenvolvimento Local, com um retrato sobre os eixos do Desenvolvimento Econômico, Humano, Cidadão e Urbano de cada região de Porto Alegre.
O mote do Congresso é a Copa do Mundo de 2014, mas as discussões terão seu horizonte estendido até 2022, buscando definir ações planejadas que tragam melhorias para os moradores, ao mesmo tempo em que contribuam para o aperfeiçoamento da democracia. As oportunidades que o Mundial trará para Porto Alegre em novas obras e serviços serão avaliadas sob o ponto de vista da integração de toda a cidade, inclusive de áreas aparentemente excluídas desse processo.
Paralelamente a essas discussões de planejamento, serão criadas ações de mobilização nos bairros, buscando maneiras de despertar a responsabilidade social em cada cidadão. O 5º Congresso da Cidade propõe-se a ser um esforço para reafirmar o caminho de democratização de Porto Alegre e reunir movimentos que fazem da cidade uma referência internacional pelo seu processo democrático. Aqui, associações de moradores, conselhos populares, conselhos de políticas públicas, Orçamento Participativo, entidades sociais e empresariais, igrejas, universidades, ONG’S, governo e tantas outras iniciativas já trabalham pelo bem-estar dos moradores.
O evento busca também ser um palco de encontro de organizações, empresas e entidades que já realizam atividades cuidadoras, seja de forma organizada ou informal. O 5º Congresso da Cidade é uma oportunidade para integrar esforços para um futuro melhor, para que os ativos materiais e humanos da cidade se articulem em busca de ações concretas e possam manter essa integração de forma permanente.
O Seminário de lançamento do 5º Congresso da Cidade
Dia: 24 de março, a partir das 9h30
Local: auditório do Ministério Público. Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80
10h – Abertura e Convocatória do V Congresso da Cidade (prefeito de Porto Alegre e Comitê Gestor do V Congresso da Cidade)
10h45 – Apresentação da Plataforma Colaborativa
11h – Palestra com Padma Santem – Cuidando da Cidade – uma abordagem integrada
12h – Encerramento
Fonte: www.portoalegre.rs.gov.br
(Porto Alegre Convention & Visitors, 25/03/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *