Espaço Recicle recolhe 90 toneladas de resíduos em um ano
24/03/2011
Elevado abre, mas filas continuam
24/03/2011

Comunidades reclamam mais atenção

Da coluna de Carlos Damião (ND, 24/03/2011)

Uma questão recorrente na cidade é relativa a segurança pública; dirigentes de Consegs estão indignados

Segurança pública é um tema recorrente na Grande Florianópolis. Não são poucas as comunidades que se queixam das deficiências em relação a essa questão, simplesmente porque o poder público não acompanhou, nos últimos anos, as imensas demandas sociais. Enquanto a violência crescia, as autoridades “estudavam” o problema, a partir do princípio da “inteligência policial”. Por conta dessa omissão oficial, a infraestrutura da segurança pública decaiu de forma visível. No Norte da Ilha, “o caso negativo mais gritante é o prédio construído com recursos arrecadados dos moradores aqui no Pontal do Jurerê-Daniela, para servir de posto policial, e, que , após 30 anos continua vazio e abandonado, sem perspectiva de que venha a funcionar! Um descaso total e gritante”, aponta o advogado, e morador da praia da Daniela, Rogério Queiroz. O mais impressionante, relatado pelo morador, é que muitas lideranças comunitárias da região estão desistindo de lutar pelas causas locais.

Sem resposta

Uma das questões apontadas por Rogério Queiroz, em correspondência enviada a este colunista, diz respeito ao pouco caso das autoridades em relação às reivindicações. Segundo ele, ninguém responde nada, mesmo com todas as facilidades de comunicação dos tempos atuais. “Na época da máquina de datilografia, das Olivetti e Remington, a coisa funcionava melhor pois, pelo menos, sempre vinha algum cartão ou ofício respondendo educadamente. Isso desapareceu do mapa!”.

Renúncia

“Quero agradecer a todos pela luta até esta data, e dizer que aprendi muito com todos. Chega um momento na vida que não acreditamos em promessas, ou discursos. Espero um dia poder voltar a ter vontade de lutar, e saber que serei protegido”. Trecho da carta de renúncia do presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Jurerê-Daniela, Edson L. Guimarães.

Arena, não

Marcada para esta quinta-feira (24), reunião entre o secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Santa Catarina, Cesar Souza Júnior, e a comunidade do Norte da Ilha, para debater sobre o futuro da arena de multiuso de Canasvieiras. Empresários do turismo, comércio e imóveis estarão presentes ao encontro. Em comum, um ponto: ninguém quer “aquilo”.

Revisão

A comunidade pretende a revisão completa do projeto, de acordo com as necessidades e sugestões locais. Aliás, como deveria ter sido. O antigo governo simplesmente desconsiderou as audiências públicas realizadas. A reunião será no Hotel Moçambique, em Canasvieiras, às 20h.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *