Santa Catarina é destaque em guias internacionais de turismo
28/03/2011
Ônibus podem parar de novo em Florianópolis
28/03/2011

Manifesto contra o aquecimento global convida a população mundial a ficar no escuro, hoje, por 60 minutos

Quem estiver preocupado com o aquecimento global e com as mudanças climáticas tem 60 minutos, a partir das 20h30min de hoje, para demonstrar isso. Será o momento da Hora do Planeta, um evento que acontecerá simultaneamente ao redor do mundo. Basta apagar as luzes. A Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, está entre os monumentos que ficarão às escuras. E o manezinho Guga Kuerten já avisou que estará engajado nesta manifestação mundial.

O tenista, através do Twitter, mostrou sua preocupação. “Nesse sábado, às 20h30min, Hora do Planeta!! Durante uma hora ou até mais vamos parar com qualquer consumo e refletir sobre o tema”, tuitou Guga.

Em Santa Catarina, seis cidades confirmaram a ação oficialmente no ato simbólico promovido pela organização WWF. Na Capital, a Ponte Hercílio e a Praça XV terão suas luzes apagadas. Terá programação, ainda, em Caçador, Balneário Camboriú, Itajaí, São Francisco do Sul e Tijucas (confira boxes).

Outros empreendimentos da iniciativa privada vão aderir ao movimento, como o Beiramar Shopping, o Floripa Shopping e McDonald’s.

Quem também quer fazer a diferença é o Grupo Escoteiro Heliodoro Muniz, de Lages. Hoje, os cem membros, junto com suas famílias, estão convidados para um jogo de caça ao tesouro.

– Queremos que as crianças e suas famílias saiam de casa, deixando, assim, as luzes apagadas. E cada participante terá que levar uma vela dentro de uma garrafa pet cortada que servirá de suporte – conta a presidente do grupo Ieda Barroso.

É a terceira vez que os escoteiros de Lages participam da Hora do Planeta.

– Em uma das ocasiões, a Hora do Planeta aconteceu em um jantar. Apagamos as luzes e jantamos à luz de velas. É um ato simbólico, mas sempre inventamos alguma coisa para participar – completa Ieda.

E você, vai inventar alguma coisa hoje para esse momento?

Alguns monumentos

O QUE É?
– A Hora do Planeta é um ato simbólico que acontece desde 2007 no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global apagando as suas luzes durante uma hora.
– Criada em 1961, a sigla WWF significava World Wildlife Fund o que foi traduzido como Fundo Mundial da Natureza em português. Com o crescimento da organização nas décadas seguintes, a atuação da instituição mudou de foco e as letras passaram a simbolizar o trabalho de conservação da organização de maneira mais ampla. Com isso, a sigla ganhou sua segunda tradução: World Wide Fund For Nature ou Fundo Mundial para a Natureza.
QUANDO
– Hoje: das 20h30min às 21h30min.
ONDE
– No mundo todo, em empresas, residências, monumentos e outras edificações. No ano passado, mais de 1 bilhão de pessoas em 4.616 cidades de 128 países apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Neste ano, a expectativa da organização é que esse número cresça ainda mais.
A ADESÃO NAS
CIDADES BRASILEIRAS
– Rio de Janeiro: Arcos da Lapa, Cristo Redentor, praias de Copacabana e do Arpoador, Igreja da Penha, Catedral Metropolitana e Monumento dos Pracinhas.
– São Paulo: Ponte Octávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada), Obelisco do Ibirapuera, Monumento às Bandeiras, Teatro Municipal, Mercado Municipal, Estádio do Pacaembu e Biblioteca Municipal Mário de Andrade.
– Porto Alegre: Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha e num baile da cidade.
CIDADES CATARINENSES
– Caçador: a ideia foi divulgada por meio do projeto Protetor Ambiental. A prefeitura se comprometeu a diminuir em 25% a iluminação da cidade, deixando acesas apenas as luzes principais.
– Florianópolis: Ponte Hercílio Luz e Praça XV
– Balneário Camboriú: molhe da Barra Sul e Pontal Norte
– Itajaí: prefeitura, Igreja Matriz, Palácio Marcos Konder, Morro da Cruz e píer. A população foi convidada a ir para a frente da Igreja Matriz com uma vela.
– São Francisco do Sul: prédio Multiuso, sede da prefeitura, Secretaria de Turismo, Fundação Cultural e Mercado Público.
– Tijucas: Casarão Gallotti.
ACOMPANHE
PELA INTERNET
– www.twitter.com/horadoplaneta
– www.facebook.com/horadoplaneta
– www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=111984347
– www.flickr.com/wwfbrasil – (para fotos)
– www.youtube.com/horadoplaneta – (para vídeos)

(DC, 26/03/2011)

Por um planeta consciente

Cidades de SC apagaram as luzes e integraram alerta mundial sobre clima

Seis cidades de Santa Catarina participaram da Hora do Planeta, iniciativa para alertar sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Durante 60 minutos, a partir das 20h30min de sábado, monumentos e prédios públicos de Florianópolis, Balneário Camboriú, Caçador, Itajaí, Tijucas e São Francisco do Sul tiveram suas luzes apagadas. Na Capital, a ponte Hercílio Luz e a Praça XV ficaram no escuro.

O evento teve início no Pacífico, nas ilhas Fiji, Nova Zelândia e Austrália, propagando-se pela Ásia, Europa, África e América com a chegada da noite. A Ópera de Sydney foi o primeiro dos grandes monumentos a ficar às escuras, seguido pelo estádio do Ninho do Pássaro de Pequim, que acolheu os Jogos Olímpicos de 2008. A Torre Eiffel, em Paris, só ficou apagada por cinco minutos por questões de segurança. A estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, também foi apagada. A iniciativa, criada em 2007 pela ONG WWF, envolveu 3,8 mil cidades em 134 países.

(DC, 28/03/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *