Revitalização da Beira-mar Norte é inaugurada no aniversário de Florianópolis
24/03/2011
Música clássica para os 285 anos de Florianópolis
24/03/2011

Beira-Mar Norte mais bonita

A reforma da Avenida Beira-Mar Norte será entregue oficialmente às 16h de hoje, com uma cerimônia de inauguração próximo do trapiche, que também foi restaurado.

A entrega das obras completas, que inclui recuperação do calçadão, asfalto, pista de ciclismo e arborização, faz parte da programação de aniversário da cidade, que completa 285 anos.

A revitalização da via começou em janeiro de 2010. O trapiche, que tinha 50 metros de comprimento, agora conta com 61 metros de extensão. Os 3,5 quilômetros da calçada de caminhada passaram de 2,5 metros de largura para cinco metros.

Além de reforma, também houve a construção de novos equipamentos, como o heliponto, em frente ao Hotel Majestic, perto da Praça Celso Ramos, bancos e deques. O custo total do pacote de obras na Avenida Beira-Mar Norte é de R$ 9 milhões.

(DC, 23/03/2011)

De cara nova e ainda mais bela

No dia de seu aniversário, Florianópolis inaugura a revitalização de sua principal avenida e recebe promessas de outras obras

Batizada de revitalização da Avenida Beira-Mar Norte, foi inaugurada ontem a série de obras que inclui a reforma do trapiche, o asfaltamento de 3,5 quilômetros, o alargamento de 2 para 5 metros da calçada, o novo heliponto, a construção de 11 deques, o plantio de 230 árvores e a instalação de 50 lixeiras. Entregue no aniversário da cidade, a urbanização do local foi prometida para o último Ano-Novo. O prefeito Dário Berger ressaltou que era uma expectativa otimista, mas que o prazo fixado no cronograma era 30 de março.

O secretário de Obras, Luiz Américo Medeiros, explicou que houve muita chuva e lembrou que, antes de começar os trabalhos, era preciso esperar a Celesc passar os cabos subterrâneos pela calçada da Beira-Mar, serviço que demorou mais do que o esperado. O prefeito considerou a situação normal porque o clima e os entraves burocráticos costumam afetar o cumprimento do cronograma. Afirmou que poderia ter inaugurado antes, mas preferiu esperar tudo estar concluído e fazer uma cerimônia no aniversário da cidade. Berger declarou que a revitalização é motivo de orgulho e que a Capital ficou mais bonita.

Ele aproveitou a ocasião para fazer um discurso exaltando sua administração. Se disse protagonista da revitalização e, muitas vezes, lembrou Lula usando o bordão “nunca antes na história” – no caso, de Florianópolis. Dário citou as quatro Policlínica e os dois postos de atendimento 24 horas. Na educação, disse ter aberto 300 salas de aulas e que a soma das ruas pavimentadas seria suficiente para ir até a Argentina. O prefeito garantiu que as palavras não tinham qualquer ligação com a eleição que se aproxima.

– Foi um discurso de realizações, de quem tem muito para mostrar.

Prefeito criticou o governo do Estado

Mesmo negando o caráter eleitoral, Dário desafiou a oposição a comparar números. Ele aproveitou para exaltar a cidade e disse que os moradores são privilegiados por morar na Capital. Mais tarde, declarou que a prefeitura tem várias obras em curso e que as únicas necessidades ainda não atacadas são de responsabilidade do governo estadual ou federal.

– Florianópolis está em segundo plano com o novo governador.

O prefeito criticou, ainda, a demora para construção da SC-405 e atribuiu as filas no final da tarde para quem vai ao Sul da Ilha à falta da obra.

– Ainda não estou satisfeito com o atendimento oferecido a esta parte da população e me considero em dívida com estes moradores.

Recorte, guarde e cobre
CICLOVIAS E CICLOFAIXAS
Foi lançado ontem o projeto para permitir a ligação do Centro de Florianópolis à região continental da cidade, à Universidade Federal de Santa Catarina (foto) e à Universidade do Estado de Santa Catarina até dezembro de 2012. A intenção é interligar as ciclovias e ciclofaixas existentes. Uma comissão com secretarias do município e entidades de ciclistas foi anunciada e deve se reunir pela primeira vez na próxima semana. O presidente da Associação de Ciclousuários da Grande Florianópolis (Viaciclo), Daniel Costa, disse estar animado. Ele reforçou que, para a ideia dar certo, é preciso construir bicicletários pela cidade.
BEIRA-MAR CONTINENTAL
O prefeito afirmou ontem que pretende inaugurar a Beira-Mar Continental até setembro. O secretário de Obras, Luiz Américo Medeiros, declarou que a avenida já tem condições de uso. Hoje, moradores utilizam o local para caminhadas. De acordo com o prefeito, a abertura para os carros não ocorreu ainda porque falta terminar a parte que liga o asfalto à rua que passa nas imediações da Ponte Hercílio Luz. Além disso, a iluminação e o paisagismo também não estão prontos. Ele explicou que não quer inaugurar uma obra com pendências e acredita que podem resolver a situação até o prazo divulgado. O problema no local é a dificuldade com as desapropriações.

(DC, 24/03/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *