Casa no Morro do Mocotó, em Florianópolis, deve ser demolida nesta quarta-feira
16/03/2011
O Elevado abriu? A Paulo Fontes vai abrir?
16/03/2011

Av. Paulo Fontes é reaberta nesta quarta-feira

Reabertura ajudará na fluidez do trânsito durante a construção do elevado do Rita Maria

A Avenida Paulo Fontes, localizada no centro de Florianópolis, será reaberta nesta quarta-feira, dia 16, após as 09h da manhã. A decisão foi comunicada na manhã de hoje pelo prefeito Dário Berger em coletiva no seu gabinete.

A reabertura da Paulo Fontes foi projetada pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis para dar maior fluidez ao trânsito durante as obras do elevado do Rita Maria, como explicou o presidente do Ipuf, Átila Rocha. Durante a coletiva, o prefeito declarou que a prioridade da avenida é dar vazão para quem pretende se deslocar sentido sul da Ilha. “A grande dificuldade era de quem precisava sair do centro em direção ao sul da Ilha”, destacou Dário Berger, acompanhado do seu secretário de Governo Gean Loureiro, chefe de gabinete Juquinha e Vice-Prefeito João Batista. Além disso, de acordo com ele, a Paulo Fontes não será mais fechada já que posteriormente será construído o Boulevard do Mercado Público.

Em relação à segurança dos pedestres, a Guarda Municipal estará no local orientando as pessoas e o trânsito. A velocidade máxima para o tráfego na avenida será de 20km/h. O tempo de abertura do semáforo para veículos será de 40 segundos e para pedestres de 80 segundos.

Confira as principais alterações com a abertura da Paulo Fontes:

Av. Paulo Fontes será liberada novamente no trecho entre a Praça XV de Novembro e a rua Pedro Ivo.

• No sentido da Praça XV de Novembro em direção a rua Pedro Ivo, no trecho entre o Mercado Público e Terminal Central será liberado somente uma faixa para o trânsito, será demarcado com blocos de concreto.

• No sentido Rua Pedro Ivo – Praça XV de Novembro, será liberado uma faixa para ônibus e duas faixas para outros veículos.

Movimentos da Rua Pedro Ivo:

• A virada a esquerda da Rua Pedro Ivo será permitida no sentido da Av. Paulo Fontes e Sul da Ilha;

• Serpa expressamente proibido o acesso direto da Rua Pedro Ivo em direção a alça de acesso a Ponte.

• A virada a direita será permitida e o motorista poderá ir para Ponte através do retorno em frente ao Terminal Rita Maria.

(PMF, 15/03/2011)

Avenida Paulo Fontes, em Florianópolis, será reaberta nesta quarta-feira

Trânsito para veículos foi fechado em setembro de 2009 e preocupação agora é com a segurança dos pedestres

A avenida Paulo Fontes, no Centro da Capital, será finalmente reaberta a partir das 9h desta quarta (16). A reabertura estava marcada para sábado (12), mas em função do mau tempo, a pintura da sinalização não havia ficado pronta.

De acordo com o prefeito Dário Berger, a maior preocupação é garantir a segurança dos pedestres que desde o fechamento da rodovia, em setembro de 2009, atravessam a rua sem sequer olhar para o lado e agora voltarão a disputar espaço com os automóveis. A reabertura da Paulo Fontes é a primeira mudança em função das obras do elevado do Rita Maria.

Das três faixas da avenida, sentido alfândega/rodoviária, duas permanecem fechadas e uma, a mais próxima ao canteiro, será reaberta ao tráfego de veículos. Do outro lado, sentido rodoviária/alfândega, as três pistas serão liberadas: uma exclusiva para ônibus e as outras duas para os automóveis. A velocidade máxima será de 20 quilômetros por hora no trecho.

Para impedir que os cerca de 220 mil usuários que circulam diariamente entre o Mercado Público e o Ticen atravessem a rua fora da faixa, foram colocadas grades nos canteiros centrais. Assim, as pessoas ficam obrigadas a caminhar até a faixa de segurança, onde o sinal para pedestres fica aberto por 80 segundos e para carros por 40 segundos. Além disso, a prefeitura prometeu um contingente de guardas municipais e policiais militares na região para orientar motoristas e pedestres nos primeiros dias da reabertura.

(ND, 16/03/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *