Mobilização pelo Transporte Marítimo ganha força
02/03/2011
Embarcação chega em março para demonstração de transporte marítimo na Grande Florianópolis
03/03/2011

A poluição do mar e o desabafo do prefeito

Da coluna de Carlos Damião (Notícias do Dia, 02/03/2011)

Dário Berger diz que Casan joga esgoto no mar e ameaça descaso da companhia com pesadas multas

“Se a Casan cumprir rigorosamente com o contrato que assinou com a prefeitura, não vai ter multa, não vai ter problema, reclamação, nada. O que nós não podemos permitir é que, em pleno século 21, as estações da Casan não funcionam, ficam jogando ainda cocô na água do mar. Não podemos permitir, é uma vergonha. A prefeitura deve adotar ação mais forte, mais rigorosa, porque me parece que as coisas só funcionam quando é na base da pressão, na base de sentir no bolso, da garra, da determinação”. Esse impressionante desabafo do prefeito Dário Berger foi veiculado na manhã de terça-feira (1/3), pela rádio Guarujá. E é a síntese de um sentimento geral da população de Florianópolis, que vem perdendo qualidade de vida em inúmeras questões de seu cotidiano e chega a ter 50% da balneabilidade de suas praias comprometida pela falta de tratamento de esgotos.

Estresse

Frases colhidas do Twitter nesta terça-feira (1º) à noite, sobre o caos do trânsito em Florianópolis:

– Tentando chegar na Ilha, mas tááá difícil!

– É… Floripa hoje está uma São Paulo com mar…

– Há 49 minutos parada na Beiramar. Haja paciência!

– Fila do diabo nessa meleca de cidade! Minha aula começa às 19h e tô estacionada na Beira-mar

– Caraca, que inferno de trânsito no Centro. Eu levaria 25 (minutos), estou há mais de uma hora no trânsito

– Que dia improdutivo do baralho. Perdi a reunião, valeu pelo belo sistema de transportes que está transformando Floripa em SP

– A mobilidade urbana em Floripa passou do aceitável. Hoje o horário de ônibus atrasou em uma hora no próprio terminal

Petróleo

“Toda vez que vejo as escavações no pátio do CIC (Centro Integrado de Cultura) tenho certeza que estão procurando petróleo ali”.

Do twitter da jornalista @CarlaCavalheiro, sobre a herança maldita e vergonhosa recebida pelos novos gestores da cultura catarinense.

Perigo

A região do Direto do Campo, na Agronômica, é perigosa para os motoristas à noite. Menores de idade costumam agir na sinaleira para assaltar os condutores de veículos. Aproveitam o sinal vermelho para tentar abrir as portas dos carros. O detalhe é que o local fica ao lado da casa do governador e a 500 metros de um posto policial.

Mesma escrita

Mudam os secretários de Turismo, mas a venda de ingressos para o Carnaval continua uma encrenca. A terça-feira (1º) foi dia de estresse na cidade. Culpa de quem? Do sistema. É sempre assim: os homens não se entendem e os pobres computadores é que apanham.

Positivo

O ponto positivo do sistema de vendas de ingressos para o Carnaval é, sem nenhuma dúvida, o controle sobre a emissão: só vai entrar na Nego Quirido quem tiver a identidade correspondente ao ingresso. Cambistas safados perdem espaço, felizmente.

Zelando pelo…

Criado em 2007, por projeto de lei do vereador Gean Loureiro, o Procon de Florianópolis está apresentando um elogiável balanço. O principal dado é que em 2010 ele fez mais de 10 mil atendimentos, com 88% das demandas resolvidas e só 12% encaminhadas ao Judiciário.

… consumidor

A novidade que o titular do Procon de Florianópolis, Tiago Silva, promove o lançamento nos próximos dias, do Procon Móvel, que vai passar por bairros, terminais de ônibus e aeroporto, dentre outros destinos, para ouvir as queixas dos consumidores.

Revisão

Na ponte Pedro Ivo, quase chegada à ilha, o guarda-rail está apresentando risco para os motoristas, porque algum veículo bateu na proteção e o guard-rail ficou com a parte metálica sobressalente. Aliás, bem que as duas pontes de concreto estão merecendo uma revisão geral, por cima e por baixo. Uma simples observação geral preocupa qualquer um.

Abandono

Os fundos do Colégio Henrique Stodieck, antiga Faculdade de Direito, na Rua Tenente Silveira, sintetizam uma imagem de abandono e caos: lixo, entulhos, buracos na calçada, degraus, orelhão e ponto de ônibus que geram riscos aos idosos e deficientes visuais. O colégio já foi notificado, há cerca de um ano, mas até agora a diretoria não tomou as providências, pois depende de autorização da Gerência de Infraestrutura Regional do Governo Estadual. A Tenente Silveira é a mesma rua em que está a sede da prefeitura!

Carência

Uma reunião nesta quarta-feira (2), às 11h, na Assembleia Legislativa, vai discutir o acúmulo de processos na Fundação Estadual do Meio Ambiente, por conta da falta de fiscais. E se há uma área que não pode ser enfraquecida no contexto do governo é justamente a de fiscalização do meio ambiente.

Maldição

O Diário Oficial de Florianópolis publicou, na edição de segunda-feira (28/2), correções dos decretos de desapropriações que colocavam o Aeroporto Hercílio Luz na região do Estreito. A birutice foi fruto, evidentemente, da maldição do Control C + Control V.

Segurança

Representantes da sociedade civil de São José estão sendo convidados a participar da Comissão Especial de Segurança da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Méri Hang (PSDB). Grupo vai ser composto também por representantes de órgãos da segurança pública, entidades empresariais, OAB e serviços públicos.

Descaso com…

Até esta terça-feira (1º) a Prefeitura de Palhoça não havia apresentado planos de restauração da canalização do córrego que margeia a Praça Inácio Paulo Dauri, também conhecida como Praça da Enseada de Brito. Moradores informam que trata-se de uma obra de pequeno custo, que, com a mão de obra e equipamentos do município não levaria um dia para ser executada.

… a Enseada

“Mas o que mais nos causa indignação é falta de respeito e consideração com nosso distrito, sua importância histórica e o bem-estar de uma população que muito ajudou e continua contribuindo para o crescimento de Palhoça”, diz um morador em mensagem por e-mail a este colunista.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *