Depois da Praça Celso Ramos, WOA vai revitalizar outras áreas nobres de Florianópolis
07/02/2011
Estudo reprova estrutura para cruzeiros em portos do país
07/02/2011

Telhado branco, que visa a reduzir a temperatura das cidades, ganha adesões

Simples, barata e eficaz. A medida proposta pela campanha “One Degree Less – Um Grau a Menos” é exatamente assim: não requer grandes recursos, de tempo, material ou dinheiro para ser aplicada. Criada pelo Green Building Council (GBC) para reduzir os efeitos do aquecimento global nos centros urbanos, a campanha pretende mobilizar a população e o poder público para que pintem de branco telhados de casas, edifícios e qualquer outra construção. Assim, diz o GBC, é possível reduzir de dois a três graus a temperatura no interior dos imóveis. E em até um grau, a das cidades – caso haja um grande número de telhados na cor, é claro.

Segundo o Lawrence Berkeley National Laboratory, cujos dados sustentam a campanha, a cada cem metros quadrados de cobertura pintada de branco são compensadas dez toneladas de CO2 ao ano.

– Ao proporcionar maior conforto térmico, os telhados brancos reduzem o consumo de energia com ar-condicionado e ventilador. Mais: são de fácil aplicação e pouca manutenção. Já há tintas e materiais autolimpantes que evitam que as superfícies tenham de ser pintadas depois de alguns anos – destaca Nelson Kawakami, diretor-executivo do GBC Brasil.

A campanha obteve a adesão da Companhia de Desenvolvimento Habitacional de São Paulo, que se comprometeu a pintar de branco os telhados de conjuntos habitacionais novos e antigos do estado. O primeiro passo foi dado em Ilhabela, ano passado, onde os prédios de um residencial receberam a pintura. Cubatão, Itanhaém, Piraju e Valinhos também terão conjuntos com as coberturas claras. E a iniciativa do governo estadual já deu frutos, justamente em Ilhabela: a prefeitura, a primeira do país a aderir ao “One Degree Less”, pintou os prédios do hospital, do ginásio de esportes e de algumas escolas.

– Esperamos que nossa atitude reverbere no resto do estado – diz o secretário de Meio Ambiente de Ilhabela, Harry Finger, informando que algumas residências particulares da cidade também mudaram a cor de suas coberturas e o governo já estuda um meio de compensar seus moradores dando a eles desconto no IPTU.

Nas cidades de São Paulo e Florianópolis, há tentativas, via legislação, de levar a construção civil e o cidadão comum a pintar telhados de cores claras. Em Florianópolis, lei promulgada em dezembro de 2009 aguarda regulamentação. Proposta pelo vereador Jaime Tonello, ela “cria o Programa de Redução do Aquecimento Global no município, através de ações que visem a estimular a pintura, na cor branca, dos telhados das construções do município”.

Já na capital paulista, projeto neste sentido, proposto pelo vereador Antonio Goulart, foi aprovado em primeira votação na Câmara dos Vereadores em novembro do ano passado. Mas o próprio Goulart entende que seu texto merece um substitutivo, já que, da maneira como foi redigido, obrigaria moradores e empresários a pintarem todos os telhados de branco em até 90 dias.

(O Globo, 05/02/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *