Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico é lançado na Capital
22/02/2011
Indústria inova para satisfazer consumidor e preservar a natureza
22/02/2011

Sobe número de locais impróprios para banho nas praias de Florianópolis

Todos os nove pontos monitorados na Lagoa estão comprometidos, segundo relatório da Fatma

No novo relatório da Fatma (Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina) sobre as condições de balneabilidade do litoral catarinense divulgada nesta sexta-feira (18/02), Florianópolis apresenta um grau de impropriedade que chega a quase 60%. Todos os nove pontos observaods na Lagoa da Conceição, por exemplo, estão impróprios para banho pela segunda semana seguida.

O relatório técnico aponta que 81 pontos estão impróprios dos 194 pontos monitorados no Estado, enquanto 38 pontos estão impróprios dos 64 pontos monitorados em Florianópolis. Os resultados mostram um grau de impropriedade da ordem de 41,6% no Estado e de 59,38% na Capital.

A variação em Florianópolis continua bastante acentuada na Lagoa da Conceição, onde todos os nove pontos monitorados estão impróprios ao banho. Para o presidente da Fatma, Murilo Flores, o aspecto de saúde pública é essencial no monitoramento das condições das águas pelo órgão ambiental. Além das placas de advertência nos locais, ele ressalta as novidades implantadas com o uso da tecnologia na divulgação dos resultados no site na Internet, como a possibilidade de consulta ao histórico dos pontos monitorados. “As pessoas devem saber dos riscos que correm ao tomar banho em um local impróprio, por isso é importante este serviço oferecido pela Fundação”, observa o presidente.

Os técnicos da Fatma apontam a chuva como fator potencializador da situação, pois ela eleva o lençol freático e propicia a drenagem de contaminações dos sistemas individuais de tratamento, promove uma limpeza em rios, valas e tubulões, bem como pelo grande volume colapsa os poucos sistemas públicos de coleta e tratamento de esgoto. Mais uma vez no decorrer da semana foram registradas chuvas que contribuíram para o aumento de pontos impróprios.

Segundo o responsável técnico pelas análises elaboradas pela Gerência de Pesquisa e Análise de Qualidade Ambiental da Fatma, Marlon Daniel da Silva, pelo décimo relatório é possível perceber um aumento bastante acentuado nos percentuais de impropriedade, tanto no Estado quanto na Capital. No Estado o aumento foi de 12 pontos e em Florianópolis oito pontos em relação ao relatório anterior. Marlon compara os dados mais recentes com o oitavo relatório: “Aí teremos uma variação de 21 pontos impróprios no Estado e 16 pontos na Capital”.

(Por Ludmila Souza, ND, 18/02/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *