Passarela Nego Quirido: um desperdício de espaço público em Florianópolis
20/02/2011
Mobilidade urbana
20/02/2011

Será que ponte Hercílio Luz será reaberta em 2012?

As obras estão paralisadas desde a morte de um mergulhador que fazia vistoria no local. Um nova empresa está sendo contrada

Um mês após a morte do mergulhador Sandro Saes durante uma vistoria aquática da obra de recuperação da Ponte Hercílio Luz, os trabalhos ainda estão parados. O motivo é a troca da empresa de mergulho que fará a manutenção das estacas que sustentarão provisoriamente a ponte. “A reforma deve ser retomada na terça-feira (22)”, afirma o coordenador da obra, Cássio Magalhães, do Consórcio Florianópolis Monumento, contratado pelo Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura).

A nova empresa já foi escolhida. É a Star Nort, de São Sebastião (SP), que vai disponibilizar três mergulhadores e um supervisor de mergulho. O que ainda falta para que a obra seja retomada é a Capitania dos Portos inspecionar e aprovar a câmara de descompressão que será utilizada pela equipe. O equipamento auxilia no tratamento de acidentes causados pela diferença de pressão na superfície e no fundo do mar.

Magalhães diz que a câmara ainda não estava sendo usada porque o trabalho de mergulho não havia começado oficialmente. “O mergulho que Sandro e Marcelo fizeram foi de exploração, com o intuito de avaliar a situação e fazer uma proposta de trabalho mais completa”, garante.

De acordo com o coordenador da obra, a substituição da empresa foi necessária porque o sócio de Sandro, Marcelo Moura, 51 anos, que estava mergulhando com o colega no momento do acidente, informou que não teria condições de prosseguir com a atividade. “Nenhuma multa foi aplicada na rescisão do contrato. Nem temos interesse em cobrar coisa alguma numa situação como essa”, ressalta.

Paralisações devem atrasar conclusão

Essa não é a primeira vez que a reforma da Ponte Hercílio Luz para. “No início das obras no vão central, detectou-se problemas nas rótulas de base das torres principais, o que ensejou a alteração nos procedimentos executivos e no licenciamento ambiental, provocando sensível atraso, em torno de 60 dias, no cronograma executivo”, afirmou, na época, o presidente do Deinfra, Romualdo França. Questões climáticas, como excesso de chuva, também teriam contribuído para a demora.

O prazo final para conclusão da recuperação do cartão-postal de Florianópolis é junho de 2012. O Deinfra admite que dificilmente terminará a obra até lá. O aumento da data limite para realização do empreendimento está sendo estudado. Toda a restauração vai custar R$ 154 milhões. A Hercílio Luz é a maior ponte pênsil do Brasil, com 821 metros de comprimento e cinco mil toneladas de peso.

Mergulhador morreu por afogamento

Na semana passada, o IGP (Instituto Geral de Perícias) divulgou o laudo da morte de Sandro. No documento, consta que o mergulhador faleceu de insuficiência respiratória aguda por afogamento. Com a ajuda do Instituto de Criminalística, o IGP também concluiu que equipamento de mergulho não apresentava problemas.

Sandro morreu no dia 19 de janeiro. Como o mergulho estava previsto para durar 20 minutos, mas Sandro estava submerso há 35, Marcelo pediu socorro. Os dois haviam descido 26 metros, profundidade considerada pequena em relação aos mergulhos de saturação, ou seja, aqueles destinados ao trabalho operacional. Logo depois que o Corpo de Bombeiros iniciou as buscas, o corpo de Sandro apareceu flutuando. Procedimentos de primeiros socorros ainda foram executados, mas sem sucesso.

(Anita Martins, ND, 19/02/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Daniel disse:

    Mais fácil a obra terminar em 2026, a tempo de comemorar o centenário. Isso se não cometerem nenhum erro grave que culmine com o desabamento da ponte…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *