É preciso salvar Florianópolis
23/02/2011
Arquitetos debatem projeto do Jardim Botânico de Florianópolis
23/02/2011

Editorial do DC (23/02/2011)

O prefeito de Florianópolis encaminhou à Câmara de Vereadores o Plano Municipal de Saneamento Básico, que começou a ser elaborado no ano passado e cujo objetivo é garantir, no prazo de 20 anos, a universalização dos serviços de saneamento, abastecimento de água, destinação do lixo e drenagem da cidade. Orçado em R$ 2,5 bilhões, a definição do projeto contou com a participação de entidades de representação social em oito audiências públicas. No mesmo dia em que o plano foi anunciado última segunda-feira , o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) garantiu um financiamento de R$ 300 milhões para a arrancada do programa.

A crônica falta de investimentos consistentes – e constantes – nesses serviços no país, em especial nas áreas urbanas, tipifica um descaso quase criminoso para com a saúde da população e o meio ambiente. Em contraste com quase todos os demais indicadores econômicos e sociais que exibe, Santa Catarina equipara-se, em matéria de saneamento básico, a alguns dos mais atrasados países africanos e asiáticos.

Ademais, segundo o Atlas de Saneamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é estreita e direta a relação entre a falta ou precariedade desses serviços públicos essenciais com a incidência de pelo menos seis ameaçadoras doenças que podem assumir feição epidêmica: dengue, malária, hepatite A, leptospirose, tifo e febre amarela. Isto basta para conferir extrema urgência ao plano, que, espera-se, não seja obstaculizado pela burocracia sufocante e insensata que continua em cartaz e ainda impede que o Brasil decole para o futuro.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *