50% das praias de Floripa apresenta balneabilidade imprópria
28/02/2011
Destino de turistas brasileiros e estrangeiros, Florianópolis quer tratar 75% do esgoto até 2012
28/02/2011

Pontos impróprios para banho em Canasvieiras estão mal indicados

Maioria dos banhistas não sabe que água está contaminada porque placas que indicam condição ficam escondidas

Com pelo menos três pontos considerados impróprios para banho pela Fatma (Fundação do Meio Ambiente), Canasvieiras também sofre com o lixo e com moradores de rua, que dormem pelas praças, prédios abandonados e até mesmo na orla. A demarcação dos pontos onde há presença de coliformes fecais, porém, não está muito à vista. Pelo menos duas das placas estão parcialmente ou completamente escondidas.

Cemilda Duarte, 44 anos, que aluga cadeiras e guarda-sóis há 11 anos, mora na localidade desde que nasceu e diz que o problema da poluição piora a olhos vistos conforme passam as temporadas. “Quando eu furo a areia para colocar o guarda-sol sinto o cheiro de fezes e urina”, diz a comerciante. Por conta de uma das placas ter sido posta em frente ao ponto onde trabalha, ela diz que o movimento vem caindo.

Contudo, todos os entrevistados na manhã de sábado, que tomavam banho em frente às placas que assinalam as más condições da água, diziam não saber que se trataca de um ponto impróprio para o banho. Esse foi o caso do turista Felipe Brum, 31, técnico em geoprocessamento, que tomava banho quase que em frente a uma dessas placas. “Não havia visto a placa antes, só agora, até porque ela está encostada na parte de trás de uma barraca, não dá para ver da praia. Mas vou mudar de lugar agora que a vi”, disse ele.

O uruguaio Javier Hernandes estava na mesma situação. Este é o sétimo verão que passa em Canasvieiras, mas mesmo assim ficou alarmado com o fato de aquele ponto estar contaminado. “Acabamos de chegar, geralmente tomamos banho mais perto do hotel Lexus, acho que lá é mais limpo”, relatou. Contudo, o ponto referido por Javier também está poluído.

“Três equipes da Comcap (Companhia de Melhoramentos da Capital) passam pela praia recolhendo lixo, mas não adianta, a quantidade de sujeira é demais”, contou o gari que estava limpando a praia no momento, Leandro Bochilof. Segundo ele, o problema é que “as pessoas vêm para a praia fazer festa e esquecem que o que trazem não volta sozinho”.

Segundo o médico Mário Mussi, o risco direto das bactérias conhecidas como coliformes fecais são infecções gastrointestinais, mas se o problema não for tratado essa infecção pode evoluir para um capticemia ou até mesmo a morte.

(Oliveira Mussi, ND, 27/02/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *