Tarifa de ônibus sobe até maio em Florianópolis
17/02/2011
Lei
17/02/2011

Mudanças no trânsito em breve com a construção do Elevado Rita Maria

Prefeitura da Capital ainda faz estudos, mas obra do elevado vai interferir no trajeto de várias vias
A construção do Elevado Rita Maria segue sem mudanças de trânsito enquanto o estaqueamento está sendo feito. Mas, nas próximas etapas, haverá interferência nas vias ao redor. Em uma das fases poderá ser necessário fechar as avenidas em direção à Beira-Mar Norte.

Apesar de a obra já ter começado, a prefeitura ainda não tem um esquema definido que vai organizar o fluxo de carros. Entre as medidas em estudo, está a abertura de uma faixa em cada lado da Avenida Paulo Fontes, em frente ao Terminal de Integração (Ticen), além daquela que já é utilizada por ônibus no sentido Sul. A mudança é para diminuir os transtornos no trânsito durante a obra e deve ocorrer nos próximos 15 dias.

Segundo o secretário de Obras, Luiz Américo Medeiros, será uma rota a mais para chegar ao Centro. Se for preciso fechar o trecho da Beira-Mar Norte, a Paulo Fontes será uma das saídas para outros pontos da Ilha.

Custo de R$ 8,1 milhão e entrega em 18 meses

Orçada em R$ 8,1 milhão, a obra é feita pela empresa Sulcatarinense, que terá 18 meses para entregá-la. O elevado terá oito metros de largura, 390 metros de extensão e capacidade para 50 mil veículos por dia.

Segundo Medeiros, após o estaqueamento, serão feitos os alargamentos de pista onde ficará a entrada do elevado – ao lado da rodoviária – e no final – em frente ao terreno da União. Os primeiros quatro meses são o período de construir as fundações e pilares, depois, vêm a colocação das vigas do elevado e a pista.

– Fizemos sondagens para verificar a existência de obstáculos no traçado da obra. Já identificamos que não há interferência com a linha de transmissão da Celesc, que passa perto do local onde está sendo construído o elevado – disse o secretário.

O engenheiro da prefeitura Rafael Hahne explica que a obra trará como principal benefício a livre passagem dos carros que vêm do Continente, pela Ponte Pedro Ivo Campos, para a Beira-Mar Norte. Com a novidade, dois cruzamentos com sinaleiras serão evitados.

(ROBERTA KREMER, DC, 17/02/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Sandra disse:

    Bom dia,
    Queria saber se a o sem noção que fechou a Paulo Fontes vai fazer para incomodar o Transito de Florianópolis.
    Pois só um sem noção para fechar a principal avenida.
    Graças a Deus alguem com visão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *