Agenda 07 a 13 fevereiro de 2011
04/02/2011
O futuro da cidade
07/02/2011

Gerência de Projetos Culturais de SC avalia propostas para Funcultural

Os técnicos da Gerência de Projetos Culturais da secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Santa Catarina começaram a analisar os 410 projetos – com abrangência estadual, nacional e internacional – inscritos no ano passado para receberem os recursos do Funcultural. A previsão é de que esteja concluído até o final da semana, o quadro de integrantes do Conselho Estadual de Cultura (CEC), instância pela qual passará a análise e aprovação de cada um dos projetos.

O presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Joceli de Souza, antecipou que os 10 nomes indicados pelas entidades representativas da classe artística já foram indicados. Faltam os outros 10 nomes do governo.

– O próprio secretário Cesar Souza Junior já demonstrou a preocupação de que o CEC seja composto de nomes bem representativos da área – afirmou Joceli.

Por enquanto, as propostas estão em fase de análise documental, junto ao Sistema Estadual de Incentivo à Cultura, ao Turismo e ao Esporte (Seitec). É a primeira etapa do processo de seleção pelo qual passarão todos os projetos.

Na sequência da tramitação, recebem parecer prévio do setor jurídico da secretaria, para depois serem avaliados pelos técnicos da Gerência de Políticas de Cultura, de acordo com o Plano de Desenvolvimento Integrado do Lazer (PDIL) e, posteriormente, pelos do Seitec.

Depois, os projetos serão encaminhados para a deliberação do CEC e do comitê gestor do Funcultural.

Entre os 410 de abrangência estadual, 58 enquadram-se na categoria música, 52 buscam patrocínio para a realização de eventos, 59 envolvem publicação de livros, 26 são voltados à produção cinematográfica e 18 ao teatro. Entre outras categorias estão artes plásticas, dança, restauração de edificações, manutenção de grupo e gravação de CD.

Outros projetos que pleiteiam verbas do Funcultural serão avaliados pelas secretarias regionais, pois possuem abrangência regional ou municipal.

O período para inscrições de projetos a serem executados em 2011 encerrou-se em novembro do ano passado. Ainda não foi definida a data para a inscrição dos projetos com execução prevista para 2012.

Equipe montada até final do mês

A equipe de Joceli de Souza na FCC ainda está sendo montada. Os titulares das diretorias estão definidos. A diretora de Difusão Artística será Mary Garcia. Na diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural, assumiu a arquiteta Andréa Marques Dal Grande. O novo diretor administrativo é Silvio Hencke.

Nas funções de gestão e administração, alguns dos dirigentes da nova direção foram anunciados. Na administração do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), permanece a atual gestora, a artista plástica Lygia Helena Roussenq Neves. Já Valerio Carioni será o administrador da Casa dos Açores Museu Etnográfico, em Biguaçu.

– Devemos ter todos os nomes definidos até o final do mês – complementa o presidente da Fundação.

(RENÊ MÜLLER, DC, 07/02/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *