Reunião ampliada discute Transporte Marítimo na grande Florianópolis
24/02/2011
Participação da ACIF em grandes obras de Florianópolis é tema do SBT News
24/02/2011

FLORAM desenvolve projetos de recuperação ambiental

O Departamento de Unidades de Conservação da FLORAM é o responsável pela recuperação de áreas degradadas.

Os projetos de recuperação estão inseridos no Programa de Reabilitação de Ambientes Degradados em Unidades de Conservação. A maioria dos projetos tem por objetivo a recuperação de áreas degradadas.

A cobertura vegetal é recomposta com espécies nativas, onde ocorreram demolições de ocupações irregulares em cumprimento a decisões judiciais. Alguns visam à substituição de espécies exóticas invasoras por espécies nativas, também no interior das unidades de conservação municipais.

Segundo o Diretor Superintendente da FLORAM, Gerson Basso, primeiramente é feito um levantamento no local para verificar a situação da área a ser recuperada. “Atualmente desenvolvemos 16 projetos em diversos pontos da capital. Cito alguns em atividade no momento como o da Lagoa Pequena (Campeche); na faixa litorânea da Lagoa do Peri e no maciço do Morro da Cruz”. Ao identificar a vegetação no entorno, o projeto teórico é elaborado através do procedimento de retirada de todo resíduo estranho ao local, sendo iniciada a implantação da recuperação da vegetação.

O solo é preparado e as mudas de espécies nativas são plantadas. Todas são utilizadas nos projetos de recuperação ambiental elaborados pelo Departamento de Unidades de Conservação. O biólogo Danilo Funke, destaca que no Viveiro de Mudas Nativas da Mata Atlântica do Parque Municipal da Lagoa do Peri são plantadas diversas espécies. “O municípe pode encontrar por aqui aroeira-vermelha, pitangueira, araçá, baguaçu-da-restinga, jerivá, caúna, canelinha, gabirobeira, ipê-amarelo”.

O diretor de fiscalização, geógrafo Bruno Palha, acrescenta que após o plantio é realizada sistematicamente a manutenção da área degradada. “O trabalho envolve cuidados com o crescimento das mudas através da colocação de adubo, coroamento, colocação de tutores e retirada de espécies exóticas invasoras. Todo o manejo se dá através do processo de sucessão, com isso contribuindo e acelerando a estruturação da vegetação até sua plena recuperação”. O serviço de implantação e manutenção também é realizado pela equipe de funcionários do Departamento de Unidades de Conservação da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FLORAM).

(PMF, 23/02/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *