Comunidade se mobiliza contra posto de saúde em área do Parque de Coqueiros
28/02/2011
Pela despoluição, moradores e turistas abraçam o Rio da Madre, na Guarda do Embaú
28/02/2011

Comerciantes serão retirados da Galheta

Barracas de comerciantes devem ser retiradas da Praia da Galheta, no Leste de Florianópolis, na manhã de hoje. Os comerciantes questionam o motivo da decisão a pouco menos de uma semana do Carnaval.

Segundo a Floram, os estabelecimentos que funcionam em área de preservação permanente já foram notificados e serão fechados. Os estacionamentos na Praia Mole – instalados em áreas de restinga e duna – também estão na mira do órgão.

No início deste ano, os comerciantes receberam autorização para funcionar no local. Após determinação do Ministério Público, a Floram revogou a liberação e notificou os comerciantes.

De acordo com Silvio Ferreira, que trabalha na praia há cinco anos, os comerciantes receberam uma autorização provisória que prevê o funcionamento até o dia 20 de março e pagam alvará de compensação ambiental para a manutenção do Parque Municipal da Galheta.

– Questionamos a legitimidade da decisão. Desde a legalização do comércio no local, cuidamos da segurança e limpeza da praia para atender os turistas e moradores. Antes das barracas, a praia tinha um histórico de assaltos à mão armada e tentativas de violência sexual, por ser mais deserta. Estamos a uma semana do Carnaval. Teremos prejuízos financeiros porque todo mundo já comprou estoque.

Os donos das barracas procuraram o diretor superintendente Gerson Antônio Basso na semana passada para tentar negociar a data de fechamento, mas não foram recebidos. Hoje, eles pretendem convocar os frequentadores da praia para fazer uma manifestação e impedir o fechamento.

(DC, 28/02/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. kleber disse:

    acho uma vergonha derrubarem os quiosques da galheta,sou frequentador a 8 anos desta praia e não vejo nada de errado com estas barracas que são removidas no final da temporada,pelo contrario pelo que vejo são de total utilidade para todos ,acho que tem outras coisas a serem feitas nesta praia,por exemplo a segurança é lastimavel a presença de tantos tarados e maniacos sexuais dentro da galheta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *