EBX em Biguaçu e Instituto Naval
10/02/2011
Ordem de serviço para duplicação da SC 401 será entregue dia 21
10/02/2011

Avenida Paulo Fontes será reaberta

Obras do elevado do Rita Maria forçam prefeitura de Florianópolis a fazer diversas mudanças no sistema viário do Centro
As incertezas em relação à reabertura da Avenida Paulo Fontes, um ano e quatro meses depois de fechada, chegaram ao fim: ontem, a prefeitura confirmou que a via será liberada para veículos em até 15 dias. O motivo são as obras do elevado Rita Maria, que já começaram.
A mudança, porém, será temporária e irá durar os 18 meses previstos para a construção do elevado. A reabertura para o tráfego também não será total. Apenas uma das três faixas de cada sentido será permitida a veículos (veja no mapa). As demais continuam exclusivas dos pedestres.
– Vamos manter o canteiro central e algumas pistas para os pedestres. – avisa o vice-prefeito e secretário de Transportes, João Batista Nunes.
As mudanças atingem outras ruas do entorno do Terminal Rodoviário Rita Maria. A Francisco Tolentino perde um dos lados de estacionamento. A Rua Hoepcke passa a ter acesso apenas à Beira-Mar Norte.
Segundo o secretário municipal de Obras, Luiz Américo Medeiros, todas as mudanças serão feitas de uma só vez, em até 15 dias, e não por etapas. O projeto oficial, com todas as alterações de trânsito, só será apresentado pela prefeitura em 10 dias.
(SÂMIA FRANTZ, DC, 10/02/2011)
Paulo Fontes deve ser aberta novamente, diz prefeito Dário Berger

A reabertura da avenida será em função das obras do elevado do Rita Maria, que começam na próxima semana
O prefeito Dário Berger admitiu, na manhã de ontem (8), a possibilidade de reabertura da avenida Paulo Fontes, Centro da Capital, fechada desde o fim de 2009, ao trânsito de veículos. A reabertura facilitaria a execução das obras do elevado do Rita Maria. “É bem provável que eu vou reabrir a Paulo Fontes em função das obras do elevado”, afirmou Berger, durante café com a imprensa, em que anunciou o pacote de projetos, chamado “Compromisso com o Futuro de Florianópolis”, e relatou as principais obras realizadas na cidade durante os seis anos em que está à frente da administração municipal.
Depois de muito impasse, as obras do elevado devem começar na próxima semana. Enquanto isso, a Guarda Municipal e o Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) realizam estudo das alterações de trânsito necessárias na região. Com o elevado do Rita Maria, os motoristas que chegarem a Ilha, pela ponte Pedro Ivo Campos, passarão por cima do elevado, em mão única, para acessar diretamente a avenida Beira-mar Norte. A expectativa é amenizar os engarrafamentos em um dos principais gargalos do trânsito da Capital, ao lado do terminal rodoviário Rita Maria.
De acordo com Dário Berger, a prefeitura está fazendo um estudo técnico para redesenhar o sistema viário da região central da cidade. Segundo ele, ainda não está definido se a reabertura da Paulo Fontes seria definitiva, pois dependerá de estudos a serem feitos após a conclusão das obras. É o que espera o vice-prefeito e secretário de Transportes, João Batista Nunes, o principal incentivador da humanização da Paulo Fontes. “Seria irracional da minha parte não entender a necessidade do poder público”, disse João Batista, confiante em um novo fechamento da avenida após o término das obras e a execução do projeto de revitalização do largo do Mercado Público, previsto para começar em.
Casa nova
Dário Berger também anunciou o projeto de construção da nova sede da Prefeitura de Florianópolis. Com um investimento de R$ 18 milhões, o prédio será erguido em um terreno próximo ao Hotel Baía Norte e Conselho Regional de Contabilidade, na Baía Norte. Para Berger, é um “absurdo que Florianópolis ainda não disponha de sede própria”. “É a única Capital do Brasil que não tem sede”, ressaltou.
(Por Maiara Gonçalves, ND, 09/02/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *