ABAV e SEBRAE oferecem mais de 200 vagas em cursos de EAD
20/02/2011
Ampliação do Aeroporto: Depois de Infraero rever cronograma, governo estadual e prefeitura também refazem suas contas
21/02/2011

Atitudes sustentáveis geram lucro para as empresas, diz executivo da InterfaceFLOR

Adotar ações sustentáveis gera lucro e ainda ajuda as empresas a crescerem e a criarem novos métodos dentro do processo produtivo, disse o vice-presidente da InterfaceFLOR Canadá e América Latina, Claude Ouimet, na palestra “Jornada para a Sustentabilidade: o poder de cada um”, realizada nesta quinta-feira (17), em Joinville. Para Ouimet, as empresas devem conhecer o ciclo de vida de cada produto, além de avaliar e analisar quais são os que menos causam impacto no planeta. O evento, direcionado para os executivos das maiores empresas de Santa Catarina, debateu sobre os desafios e conquistas da InterfaceFLOR, que deseja zerar o impacto ambiental.

De acordo com o Ouimet, as pessoas devem ser inspiradas a adotar atitudes socialmente responsáveis. “Fazer sustentabilidade não depende da mudança das nossas ações, mas sim mudar o jeito que pensamos”, explica. Os trabalhadores de uma empresa devem se organizar e articular comportamentos responsáveis pois, segundo o executivo, mudanças como essa também nascem na linha de produção e são refletidas até a diretoria das indústrias.

Atitudes ecológicas devem ser missão das companhias e não apenas uma meta. “Hoje os clientes procuram comprar produtos de empresas transparentes e que já adotam atitudes sustentáveis”, fala Ouimet. A história da empresa norte-americana InterfaceFLOR – maior fabricante de carpetes modulares do mundo- é reconhecida internacionalmente pelas mudanças em seu processo produtivo visando zerar o impacto ambiental até 2020. Desde 1994, quando a meta foi estabelecida, a companhia diminuiu em 65% a geração de resíduos, reduziu em 74% o consumo de água, cortou mais de US$ 400 milhões em custos. Nenhuma das iniciativas tirou competitividade da empresa, que em meio a toda essa preocupação lançou seu produto de maior sucesso comercial.

O SESI/SC, que apoiou o evento, auxilia indústrias catarinenses a desenvolverem ações de sustentabilidade. O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação para as indústrias que propõe às empresas reflexões sobre processos de gestão relacionados à sustentabilidade e à qualidade de vida no ambiente laboral. A entidade também coloca à disposição das empresas produtos como a metodologia do Relatório de Sustentabilidade, que divulga resultados sobre o desempenho social, ambiental e econômico da empresa.

O evento foi promovido pela Embraco e a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ).

(Miriane Campos, FIESC, 17/02/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *