Turismo de coliforme fecal
25/02/2011
Retirada de ranchos na Via Expressa Sul
25/02/2011

Assassinato de jovens cresce 158% em 10 anos

A imagem que SC tem por todo o país, de lugar calmo, onde quase não há crimes, é posta em cheque pela pesquisa divulgada, ontem, pelo Ministério da Justiça, que mostra um crescimento assustador de 157,9% no número de homicídios de jovens de 15 a 24 anos, de 1998 a 2008. O estudo apresenta um crescimento de 250% no índice na Capital.

Santa Catarina registrou um aumento de 157,9% no número de homicídios de jovens de 15 a 24 anos entre 1998 e 2008. O Estado ocupa a 10ª colocação entre as unidades da federação que tiveram maior crescimento de assassinatos nesta faixa etária durante a década analisada pelo Mapa da Violência 2011 – Os Jovens do Brasil.

O estudo, realizado pelo Ministério da Justiça, em parceria com o Instituto Sangari, é o que oferece dados mais recentes sobre o tema e mostra que o índice catarinense é muito superior ao do Brasil, que foi de 19,9%.

Logo na apresentação do trabalho, os organizadores do Mapa da Violência informam que os crimes contra jovens no Brasil encontram-se num estágio de equilíbrio instável. Significa que a queda nos números de alguns locais é anulada pelo crescimento de outros.

Santa Catarina é um dos estados que contribuíram para a elevação dos índices nacionais. No primeiro ano do estudo, foram registrados 107 homicídios em cidades catarinenses. Passados 10 anos, houve um salto para 276 casos.

Outra característica da criminalidade juvenil no Brasil é a interiorização das mortes violentas. Os crimes se deslocaram das capitais para cidades menores, onde o aparato de segurança é mais frágil.

Neste aspecto, Santa Catarina caminha, mais uma vez, na contramão do cenário nacional. Na década examinada, Florianópolis apresentou um crescimento de 250% no número de jovens assassinados. Neste quesito, a capital catarinense foi acompanhada pela vizinha Curitiba (PR) e as nordestinas Maceió (AL), Salvador (BA) e São Luís (MA). Como comparação, o índice referente às capitais brasileiras no período caiu 1,9%.

Brasil ocupa sexto lugar em homicídios

Os pesquisadores que realizaram o estudo ressaltaram a situação de Florianópolis. Ponderaram que a quantidade de homicídios ainda é pequena – passou de 26 em 1998 para 91 em 2008 – mas classificaram o cenário como preocupante.

O alerta no Estado também aumenta de forma significativa quando todas as faixas etárias são analisadas. Percebe-se uma elevação de 97,7% no total de homicídios, o que representa o 13º maior crescimento do Brasil. No período analisado, a variação no país foi de 19,5%.

O Mapa da Violência informa que, apesar da estabilização na faixa etária dos 15 aos 24 anos, o número de vítimas no Brasil ainda é muito maior que em outros países.

Os dados indicam que o país ocupa o sexto lugar no ranking de assassinatos se forem levados em conta somente os casos envolvendo jovens ou incluindo todos os assassinatos.

Estes números colocam o Brasil atrás de países de economia bem mais fragilizada que a nossa – como Tailândia, Cazaquistão, Nicarágua e Paraguai – e outros que apresentam grandes conflitos internos, como Albânia e Croácia.

(FELIPE PEREIRA, DC, 25/02/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *