Pela despoluição, moradores e turistas abraçam o Rio da Madre, na Guarda do Embaú
28/02/2011
Pontos impróprios para banho em Canasvieiras estão mal indicados
28/02/2011

50% das praias de Floripa apresenta balneabilidade imprópria

FATMA divulga relatório de Balneabilidade Nº 11 da temporada 2010/2011

Apesar da redução, Lagoa da Conceição continua com impropriedade em seus nove pontos monitorados

A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina – FATMA divulga nesta sexta-feira (25/02) o 11º relatório das condições da balneabilidade no litoral catarinense para a temporada de verão 2010-2011.

Neste relatório 73 pontos estão impróprios dos 194 pontos monitorados no Estado e 32 pontos estão impróprios dos 64 pontos monitorados em Florianópolis, um grau de impropriedade da ordem de 37,62% no Estado e 50% na Capital.

De acordo com o responsável técnico pelas análises elaboradas pela Gerência de Pesquisa e Análise de Qualidade Ambiental da FATMA, Marlon Daniel da Silva, é possível perceber uma redução nos percentuais de impropriedade, tanto no Estado quanto na Capital, no Estado estamos com 73 pontos e na Capital 32 pontos impróprios para a recreação de contato primário.

Lagoa da Conceição – Os nove pontos monitorados na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, estão impróprios ao banho pela terceira semana consecutiva. No ponto 66, à altura do nº 2267 da Avenida Osni Ortiga, além de impróprio pela presença da bactéria Escherichia coli também sofre com a putrefação das algas, floração e a sedimentação do material em decomposição. Segundo os técnicos, para a próxima semana existe a possibilidade dos pontos 37, 38, 41 e 66 atenderem o norteamento da resolução Conama 274/2000, tornando-se próprios, desde que os resultados obtidos nos ensaios analíticos sejam inferiores a 800 NMP (Número Mais Provável)/100ml.

Conforme Marlon da Silva, ainda na Lagoa, o ponto 39 não retorna à condição própria pois possui dois resultados superiores a 800 NMP/100ml e 2000 NMP/100ml muito próximos, situação idêntica para o ponto 61. Ele explica que o ponto 62, este com os quatro últimos resultados superiores a 2000 NMP/100ml e ponto 72 com os cinco últimos resultados superiores a 2000 NMP/100ml. Segundo o técnico, as considerações podem ser verificadas no site da Fundação (www.fatma.sc.gov.br) no menu BALNEABILIDADE, opção Histórico da Balneabilidade, onde é possível obter os resultados numéricos obtidos por amostragem desde o ano de 2002.

Para o técnico, as chuvas funcionam como fator potencializador da impropriedade, pois elevam o lençol freático, facilitando a drenagem de contaminações dos sistemas individuais de tratamento de esgoto, promovem uma limpeza em rios, valas e tubulões, além do grande volume colapsar os poucos sistemas públicos de coleta e tratamento.

Veja o Relatório Completo

(Fatma, 25/02/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *