Capital registra casos de virose no Norte da Ilha
28/01/2011
O futuro da cidade
28/01/2011

Táxis irão reforçar transporte público

Candidatos aprovados no concurso puderam escolher os pontos de trabalho

Com 31 dias de atraso, devido a liminares concedidas pela Justiça Estadual, a prefeitura de Florianópolis conseguiu distribuir ontem 130 novos pontos de táxis para o município. A expectativa da Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais é que em 30 dias, moradores e turistas poderão contar com reforço no transporte público.

Demorou, mas aconteceu. Ontem, 130 taxistas comemoraram a escolha do ponto onde poderão trabalhar em breve. A audiência, que começou às 14h no Centro da Capital, ficou lotada. Todos os classificados compareceram e acompanharam o processo de distribuição das vagas.

A seção foi aberta pelo secretário de Transportes e vice-prefeito, João Batista Nunes, que aposta na circulação dos novos táxis em um mês. Segundo ele, a partir de segunda-feira será feito um mutirão na secretaria para cadastrar os classificados.

O primeiro colocado, Fernando Martins, 32 anos, iniciou a seção e foi aplaudido por quem estava presente. O ponto escolhido foi o aeroporto, que segundo ele, é o mais seguro para trabalhar. Martins já é taxista, mas não tem a concessão do serviço. Ele atua no ramo há 14 anos e também trabalha como motorista em uma empresa privada na Capital.

Restante das vagas deve sair em até seis meses

Antes da distribuição dos pontos, candidatos aprovados no processo de licitação indagaram o secretário sobre o prazo para chamarem o restante dos classificados. De 200 vagas, a Capital vai contar, por enquanto, somente com 120 novos pontos.

A previsão para que chamem os outros 80 taxistas, após avaliação da prefeitura, é de quatro a seis meses, de acordo com o secretário.

Ele enfatizou ainda que 10 pontos, dos 130 distribuidos ontem, só poderão ser ativos se a decisão da Justiça sobre os mandados de segurança for favorável às pessoas que entraram com o pedido. E se isso acontecer, somente 70 classificados, dos 80, receberão seus pontos, pois as vagas restantes serão ocupadas pelos taxistas que ganharem a liminar.

Os classificados terão 60 dias a partir de hoje para iniciarem o serviço nos pontos escolhidos. Na audiência, a prefeitura divulgou uma parceria com o Banco do Brasil para motoristas que precisem de linha de crédito para financiar até 90% do carro. O valor do bem pode ser parcelado em até 60 vezes com juros de 0,83% ao mês.

(VANESSA CAMPOS, DC, 28/01/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Senhores, boa tarde

    Com a intransigência do secretário de transportes, em querer chamar apenas 120 dos 200 classificados, acaba acorrendo essa “palhaçada” no processo de licitação, que antes dessa polêmica toda, estava transcorrendo em perfeita harmonia.

    Eu tenho um amigo que já tem uma placa a mais de 15 anos, e ele me disse que é o sindicato que está colocando pressão para que sejam chamados apenas 120 novos taxistas, que segundo o sindicato, não há trabalho para mais 200 taxis na nossa cidade. A princípio, o sindicato queria que fossem apenas 90 e depois de uma negociação, acabaram aceitando os 120.

    E ai está a minha dúvida…

    – Como este sindicato, que a princípio está sob suspeita de várias irregularidades, pode ser tão forte a ponto de mudar o que está estabelecido em um decreto municipal (nº 8103/2010), onde segundo estudos realizados, deve haver em Florianópolis, um taxi para cada grupo de 800 habitantes?

    Eu não posso aceitar que um candidato que tenha recebido apenas 59,5 e estava na posição de 297 (Inscrição nº 51610) receba a concessão na frente de vários outros que tem pontuação de 67 pontos, só por que ele entrou na justiça e conseguiu uma liminar. isso sem falar nas outras liminares.

    A secretaria de transportes está desrespeitando um DECRETO e ao mesmo tempo assinando um atestado de incompetência, em relutar para que sejam chamados apenas 120 novos taxis. Quem perde com isso é a sociedade de Florianópolis e os turistas que aqui visitam, pois já não basta a precariedade do transporte público, onde existem poucos horários, as tarifas são caras, no final de semana é um parto conseguir ir para as praias de ônibus, e os donos das empresas que ganham milhões por mês, ainda recebem subsídio da prefeitura.

    Gostaria de comunicar, que nós, do grupo dos 80 excluídos (C0M 67 PONTOS), estamos entrando na justiça para que a secretaria de transportes possa cumprir o decreto municipal e chamar todos os 200 classificados para começarem a trabalhar o mais rápido possível, do contrário, acredito que a nossa cidade ficará mais uma temporada com essa miséria de taxis nas ruas… bom para os atuais permissionários, que na grande maioria, não dirigem os taxis, pagam uma miséria para os condutores auxiliares e estão com os seus cofrinhos cada vez mais cheios, sem conseguir atender a todas as pessoas que necessitam de um taxi para se locomover em nossa cidade.

    A secretaria deveria chamar os 200 novos permissionários e ai sim, entrar na justiça para moralizar este sindicato, onde existem pessoas que são donas de mais de uma placa, dizem até que existe uma pessoa que tem mais de 40 placas. A secretaria também deveria entrar na justiça para fazer com que todos os condutores auxiliares tenham a sua carteira de trabalho assinadas, dando assim uma condição de trabalho mais digna a estas pessoas que ajudam a nossa cidade a crescer.

    Att,

    Paulo Otacílio de Oliveira
    Classificação na licitação: 156

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *