Lixo zero no Centrosul
31/01/2011
Morro dos Cavalos: 15 anos, seis sustos e uma obra que não sai do papel
31/01/2011

Papaquara: prefeito assina decreto para desocupação da área.

Rio será desassoreado, mata ciliar recuperada e as 43 famílias receberão indenização.

A partir de segunda-feira, a Prefeitura de Florianópolis começa a indenizar as 43 famílias da comunidade do Papaquara, que estão alojadas na Escola Jovem, em Canasvieiras, desde a enchente da semana passada. O decreto, assinado pelo prefeito Dário Berger nesta tarde, autoriza a desocupação da área.

Nesta sexta-feira, (28/01) funcionários da Caixa Econômica Federal estiveram no alojamento para abrir contas-poupança para as famílias – cadastradas pelo Serviço Social da Prefeitura, desde 2008. Elas irão receber auxílio reconstrução – em média, em R$ 10 mil por família – e um aluguel social referente a R$ 400 mensais, por até seis meses. As famílias também ficam, a partir de agora, cadastradas no programa “Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal.

O prefeito ressaltou que não existe a menor possibilidade destas famílias retornarem às suas casas em segurança porque a área foi classificada pela Defesa Civil como de alto risco – R4, de acordo com a Resolução n° 3 do Conselho Nacional de Defesa Civil.

“A área do Papaquara será recuperada”, disse Dário Berger enquanto assinava o decreto. A Prefeitura vai desassorear o rio e recuperar a mata ciliar de toda a região para que ela volte a ser, de fato, área de preservação permanente.

Técnicos da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) aguardam apenas que as famílias retirem seus pertences para começar as demolições. Como a renda básica dos moradores é a reciclagem de lixo, o prefeito ressaltou que aquelas que se estabelecerem na Ilha irão trabalhar na estação do bairro Itacorubi.

“Para quem for morar no Continente, a opção para trabalhar com reciclagem será na estação Chico Mendes”. Dário Berger comentou que muitos desabrigados alojados na Escola Jovem mostraram o desejo de retornar para suas cidades de origem.

Para evitar novas invasões, tanto na região do Papaquara como em outras áreas da cidade, a prefeitura vai reforçar a fiscalização.

(PMF, 28/01/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *