Novas regras à pesca geram insegurança
19/01/2011
IF-SC: terceira vez o melhor centro universitário federal do País
20/01/2011

Instituições religiosas são autuadas pela Floram

Denúncias são relacionadas ao barulho do som emitido pelas bandas e ruído de vozes durante cultos.

O departamento de Poluição Sonora da Floram recebe uma demanda de 100 reclamações mensais. Entre elas estão queixas relacionadas há emissão de ruídos de instituições religiosas. O barulho de som emitido por bandas e até mesmo vozes em tom elevado provocam o desconforto auditivo e às vezes até mesmo agressividade de vizinhos.

Segundo Walter Hachow (Floram), a poluição sonora só é registrada quando num determinado local o som altera a condição normal de audição. “Temos notado que as reclamações são realizadas em razão da perturbação sonora alterar a tranqüilidade de quem está perto dos poluidores”.

Para o diretor de fiscalização Bruno Palha, há casos de munícipes pararem nos hospitais. “O ruído causa prejuízos a saúde das pessoas, muitas ficam estressadas e não conseguem lidar com a situação com diplomacia”, confessa.

Palha afirma que de acordo com o plano diretor do município de Florianópolis há uma tabela de unidade de medida para cada zoneamento . Começa em 55 db (decibéis – unidade de medida do som) e vai até 70 no período diurno. No vespertino e noturno cai 5 decibéis. “Quem causa poluição sonora pode fazer com que outras pessoas sofram com insônia, depressão, perda de audição, perda de memória e pode ocasionar outras doenças no organismo”, destaca.

O diretor superintendente Gerson Basso lembra que é importante evitar ambientes onde se sabe que a lei não é respeitada. “O morador quando sentir-se incomodado deve realizar a denúncia para que os infratores cumpram a norma vigente”.

Fora as instituições religiosas há reclamações do barulho dentro de casas noturnas. Clientes destes ambientes muitas das vezes, sem ter outro local pra se locomover ficam na frente de caixas de som no volume máximo, causando dano irreparável ao ouvido.

Nível de ruído em decibéis

1- secador de cabelo (90 db)

2- caminhão (100 db)

3- britadeira (110 db)

4 -buzina de automóvel (110 db)

5 -show musical, próximo as caixas de som (acima de 130 db)

(PMF, 19/01/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *