Restauração da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, não tem data definida para terminar
18/01/2011
Coisas da Ilha
19/01/2011

Chuva forte provoca série de alagamentos na Capital

A tempestade que atingiu Florianópolis, ontem à noite, causou transtornos e o desabamento de uma casa na Vila Aparecida

A chuva que caiu na noite de ontem, em Florianópolis, provocou estragos, causou confusão no trânsito e criou diversos pontos de alagamento em toda o município. Uma casa, que ficava em uma encosta na Vila Aparecida, desabou.

Depois do susto da noite de ontem, a faxineira Neide Maria Tavares, 53 anos, e o marido, Nelson de Oliveira Corrêa, 48, estão felizes de terem sobrevivido. O casal assistia à TV na sala de casa, no topo da Rua das Pedras, na Vila Aparecida, quando escutou um barulho e pulou do sofá. O muro nos fundos da residência desabou com um deslizamento e a casa de madeira caiu. Neide conseguiu sair da casa, mas Nelson ficou preso na cozinha.

– Eu só ouvia os gritos dele, mas também estava presa, mal conseguia me mexer. Achei que ele ia morrer – disse a faxineira.

Nelson precisou da ajuda do Corpo de Bombeiros para ser retirado dos escombros. Ele foi levado ao Hospital Regional, mas, de acordo com os socorristas, não teve nenhum ferimento mais grave – apenas cortes e arranhões pelo corpo.

Este não foi o único deslizamento na cidade. Na Caieira do Saco dos Limões, outro muro desmoronou, na Servidão da Felicidade. Caso semelhante também ocorreu na Carvoeira. Nem mesmo o Hospital Regional, em São José, escapou da força da água. Por causa de um problema na tubulação de ar, a farmácia da entidade ficou alagada.

A chuva começou mansa, por volta das 20h de ontem, mas provocou estragos em Florianópolis. Eram cerca de 23h quando a Defesa Civil da cidade começou a receber ligações sobre danos provocados pela água. Os principais registros de alagamentos foram no Centro e no Sul da Ilha. As avenidas Mauro Ramos, Beira-Mar Norte, Rio Branco e Hercílio Luz ficaram congestionadas em pontos isolados. No Rio Tavares, o problema mais grave foi perto do Supermercado Imperatriz, onde o trânsito foi interrompido. O alagamento foi potencializado com a maré alta. No Morro da Cruz, a água correu com força pelas vias, levando lixo e entulhos pelo caminho. O acesso às pontes que ligam a área continental de Florianópolis à Ilha ficou prejudicado por causa de alagamentos nas cabeceiras – tanto na parte continental quanto na insular.

(DC, 19/01/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *