Verbas para saneamento
28/01/2011
Agenda 31 de janeiro a 06 fevereiro de 2011
28/01/2011

BR-101 Sul não fica pronta antes do 2º semestre de 2015, mostra FIESC

As obras do trecho sul da BR-101 não ficarão prontas antes do segundo semestre de 2015, mostra estudo da Federação das Indústrias (FIESC) apresentado nesta sexta-feira (28), na reunião de diretoria da entidade. Este é o terceiro trabalho que a entidade realiza sobre o andamento das obras e considera tanto as etapas em fase de execução, quanto obras que ainda não foram contratadas, mas que são indispensáveis para a conclusão da duplicação.
O levantamento, feito pelo engenheiro Ricardo Saporiti, tem o apoio Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Santa Catarina (CREA/SC). Considerando as obras contratadas, hoje falta construir 31% dos trechos previstos e a restauração de 40% das pistas antigas, a construção de 48% dos viadutos e passagens inferiores; 77% das passarelas de pedestres, além de 10% das pontes novas e 47% dos reforços e alargamentos de pontes antigas.
“Como é possível que, passados quase dois anos desde o primeiro estudo, tenhamos que voltar a chamar atenção para obras fundamentais para que a rodovia não tenha gargalos e que sequer foram contratadas, como a ponte sobre o Canal Laranjeiras, o túnel do Morro do Formigão e as obras de alargamento da ponte antiga sobre o Rio Tubarão?”, questiona o presidente da FIESC, Alcantaro Corrêa. O trabalho mostra que a situação mais complicada é a do túnel do Morro dos Cavalos, obra que inviabiliza a conclusão antes do segundo semestre de 2015 numa previsão que, admite Saporiti, é otimista, já que não teve projeto nem licenciamento ambiental concluído. A situação é similar na ponte sobre o rio Tubarão, que precisa de reforço e alargamento. No caso do túnel do Morro do Formigão e do Canal Laranjeiras a licitação está em curso. “A duplicação da BR 101 Sul segue com sérios problemas de gestão e a sociedade catarinense é quem mais paga o preço”, acrescenta Corrêa.
O governador Raimundo Colombro, que participou da reunião,destacou que o trabalho técnico da Federação, em função da credibilidade da instituição, tira o debate sobre o tema apenas da esfera política e dá melhores condições para que Santa Catarina lute por uma solução para a obra.
Dentre os trechos com obras contratadas a situação mais complicada é o do lote 25, entre Itapirubá e Capivari de Baixo. Conforme Saporiti, ao contrário dos demais trechos, que podem ser concluídos até o final de 2011, esse, na melhor das hipóteses, fica pronto no segundo semestre de 2012. No lote 29, a terceira empresa contratada do subtrecho entre Araranguá e Sombrio recém se instalou na região e tem um prazo contratual de 540 dias para execução das obras, que contempla o contorno de Araranguá com duas novas pontes e um elevado.
Além disso, o estudo chama atenção para a deficiência na sinalização, que resulta em graves riscos ao usuário, especialmente quando trafega na rodovia à noite ou em dias de chuva. Em vários trechos já concluídos há necessidade de serem instalados, com brevidade, dispositivos de proteção e segurança, assim como as passarelas para pedestres previstas contratualmente.
De acordo com o documento, os transtornos que estão ocorrendo no trecho entre Palhoça e o Rio da Madre só serão resolvidos no final de 2011. Estão sendo construídas obras de alargamento e reforços da ponte sobre o rio Cubatão e a construção dos viadutos que dão acesso às localidades do Furadinho, Pontal, Praia de Fora, Enseada de Brito, Massiambú e Pinheira, além da duplicação entre a Enseada de Brito e o Morro dos Cavalos.
No subtrecho entre os rios da Madre e Araçatuba, o túnel do Morro Agudo está dependendo de obras de drenagem, pavimentação, sinalização, cortinas de contenção, sistemas elétricos e de iluminação, ventilação, controles e automação e os acessos Norte e Sul.
O estudo mostra que são considerados pontos críticos também os alargamentos e reforços das antigas pontes sobre os rios Paulo Lopes, Cova Triste e da Penha.
Os pontos críticos entre Araçatuba e Itapirubá são a conclusão das obras da Ponte sobre o Rio Araçatuba, os serviços de implantação e pavimentação dos acessos e a execução dos reforços e alargamentos da ponte antiga.
No lote 26, preocupam o trecho da duplicação nas proximidades do acesso a Treze de Maio e as obras de alargamento e reforços da ponte sobre o rio Correias.
Obras não contratadas: a execução das obras de construção da ponte estaiada sobre o Canal de Laranjeiras, com extensão de 2.815 metros, e de duplicação e restauração dos acessos, de 5.100 metros, se encontra em processo de licitação, com custo global estimado de R$ 676,8 milhões. Se a obras forem contratadas neste trimestre e não houver imprevistos, estima-se que é possível a conclusão no primeiro semestre de 2014.
O túnel que fará a transposição do Morro do Formigão, em Tubarão, encontra-se em processo de concorrência pública, com custo estimado de R$57,3 milhões e prazo de conclusão para o final do primeiro semestre de 2013 desde que contradas as obras ainda neste trimestre.
As obras de reforços e alargamentos da ponte antiga sobre o Rio Tubarão (sentido sul/norte), além do túnel duplo (1,3 mil metros) e o viaduto (180 metros) que compõem a transposição do Morro dos Cavalos, ainda não tiveram seus respectivos projetos e licenças ambientais aprovadas. Assim, não é possível estipular a data de lançamento dos processos licitatórios para a execução das obras.
(Fiesc, 28/01/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *