Licença ambiental atrasa a expansão em Biguaçu
13/12/2010
Praias mais sujas em SC
13/12/2010

Ranking das 10 maiores economias de SC tem apenas uma mudança

Lages tomou o lugar de Brusque como o 10º PIB no Estado, enquanto Florianópolis segue em terceiro, atrás de Joinville e Itajaí

A lista das 10 cidades catarinenses com maior Produto Interno Bruto (PIB) teve apenas uma alteração em 2008. Lages conquistou a 10ª posição de Brusque, como mostra o relatório divulgado ontem pela Secretaria de Estado do Planejamento em parceria com o IBGE.

Os números do PIB (soma de todas as riquezas geradas) são sempre divulgados com dois anos de atraso. Florianópolis manteve a terceira posição no ranking estadual pelo segundo ano consecutivo, posto que agora é ocupado por Itajaí. Joinville segue firme na ponta, respondendo por 10,7% do que é produzido no Estado. No âmbito nacional, a cidade do Norte do Estado aparece em 30º, Itajaí em 39º, e a Capital, em 50º.

Florianópolis, aliás, é a única das capitais brasileiras que não lidera a lista dos maiores PIBs do Estado.

– A Capital era a segundo no ranking até 2006, quando perdeu a posição para Itajaí. Isso ocorreu, principalmente, por causa do Pró-Emprego, programa do governo estadual que deu incentivos fiscais para que importadoras se instalassem na cidade portuária – explica Cláudio Mendonça, coordenador do estudo.

Prova disso é que, no valor adicionado bruto, que contabiliza o resultado da economia municipal no ano, Florianópolis ainda aparece na segunda posição no Estado. Somados os impostos recolhidos, que também entram na conta do PIB, Itajaí consolida a vice-liderança. A cidade do Litoral Norte foi a quinta cidade no país entre 100 mil e 500 mil habitantes a ter o maior ganho de participação na economia brasileira em uma década.

O PIB de Itajaí cresceu 10 vezes desde 2000 – a comparação não leva em conta a inflação do período –, o melhor desempenho entre as grandes cidades do Estado. O segundo município com maior crescimento neste período foi São Francisco do Sul, que multiplicou por cinco o PIB.

Lages ultrapassou Brusque e tornou-se a 10ª maior economia catarinense. Na avaliação de Mendonça, essa troca se explica porque Brusque sofreu, em 2008, uma queda no desempenho do setor de serviços.

– Isso provavelmente ocorreu porque o turismo da cidade, focado no comércio, foi menor naquele ano. Com a ida de menos excursões para Brusque, o efeito se multiplicou.

(ALESSANDRA OGEDA, DC, 11/12/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *