Fórum Cultural de Florianópolis
13/12/2010
Manifestação por mais segurança hoje à tarde no Sul da Ilha
13/12/2010

Saneamento e Balneabilidade

Saneamento
Da coluna Visor, por Rafael Martini (DC, 12/12/2010)

Sai ano, entra ano e o relatório de balneabilidade da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) só confirma o que todo mundo sabe: os mesmos pontos para banho seguem impróprios. O primeiro estudo, divulgado pela fundação nesta sexta-feira, mostra que 52 locais estão poluídos no litoral catarinense. Para fazer a pesquisa, são gastos R$ 250 mil. E para resolver os problemas de saneamento, quanto o governo investe?

Balneabilidade
Da coluna de Cacau Menezes, por Renê Muller – interino (DC, 13/12/2010)

Polêmico comentarista esportivo de Florianópolis demonstrou irritação com os relatórios de balneabilidade do nosso litoral, divulgados pela Fatma.

– Desde garoto eu sei em quais praias a gente podia tomar banho ou não, nunca precisei da Fatma. O pessoal toma banho lá no “Vai Quem Quer”? Não, né! O que eu espero é que divulguem projetos para melhorar as condições de banho de mar para os moradores da Ilha – tascou.

Combater a poluição é desafio. Mas como?
Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 11/12/2010)

Convenhamos: com a ocupação desenfreada de nossa região litorânea, quem há de estranhar a divulgação de um relatório de balneabilidade como o que a Fatma lançou a público na sexta-feira, alertando para o comprometimento de quase 30% das praias de Florianópolis? Sinceramente, a situação sanitária no litoral catarinense é dramática e preocupante, porque os programas de saneamento não acompanham a demanda habitacional. E o pior é que as ocupações irregulares transformam cidades como Florianópolis em verdadeiras “bombas” ambientais. Mas é preciso ressaltar que a responsabilidade não é unicamente do setor público. Há moradores e comerciantes da cidade que ligam seus esgotos à rede pluvial ou lançam dejetos domésticos, inclusive restos de combustíveis, diretamente nos cursos de água.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *