Projeto ecológico de iluminação pública do Parque da Luz é apresentado
07/12/2010
Turismo não combina com exploração
08/12/2010

Avaliação mundial deixa o Brasil no final do ranking

País melhora desempenho em prova que mede conhecimento em matemática, leitura e ciências, mas fica só em 54º lugar

O Brasil ficou na 54ª colocação entre os 65 países que participaram do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) em 2009. A média brasileira foi de 401 pontos, 95 abaixo da nota média dos países desenvolvidos. Consideradas isoladamente as matérias, os alunos brasileiros ficaram em 53º em ciências e leitura e em 57º em matemática.

A prova é aplicada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos de idade em matemática, leitura e ciências. A cada prova, o foco recai sobre uma disciplina. Este ano, o principal foi a leitura. Entre os países da América Latina e do Caribe, em 2009, a média do Brasil ficou atrás da do Chile (439 pontos), Uruguai (427) e México (420), mas superou a da Argentina (396), da Colômbia (399) e do Peru (368).

De positivo, apenas o crescimento da média brasileira em relação à prova anterior, de 2006: 33 pontos. O aumento na nota brasileira ficou atrás apenas de Luxemburgo (diferença de 38 pontos) e do Chile (37).

Província chinesa de Xangai ocupa primeiro lugar da lista

No topo do ranking, considerando a média entre as três disciplinas, está a província de Xangai (577 pontos), na China. Por ser autônoma, Xangai participa do Pisa de forma independente. Em seguida vêm Hong Kong (546), Finlândia (543), Cingapura (543), Coreia (541) e Japão (529). Na lanterna estão Albânia (384 pontos), Catar (373), Panamá (369), Peru (368) e Quirguistão (325).

Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, o fato de o Brasil ainda ocupar posições finais no ranking não significa que o país está entre os piores do mundo em educação.

– Não é o mundo que participa do Pisa, mas o mundo desenvolvido. Praticamente não existe nenhum país com Pisa melhor que o do Brasil que não tenha uma renda per capita muito superior a nossa, com exceção da Tailândia. Estamos no grande jogo da política educacional – defendeu.

De acordo com Haddad, em 2000, os alunos brasileiros tinham o pior resultado em todas as disciplinas.

(DC, 08/12/2010)

Média de SC é a segunda dos estados

Santa Catarina conquistou a segunda melhor média entre os estados brasileiros no Pisa em 2009. O Estado atingiu média de 428 pontos, 27 acima da média do Brasil, de 401 pontos. O melhor desempenho dos alunos de Santa Catarina foi em leitura: 438,1 pontos. Em seguida vem a nota em ciências (434,8) e, por último, em matemática (411,9). As notas catarinenses nas três disciplinas foram superiores à média brasileira e só perderam para as médias do Distrito Federal.

Em 2009, o Brasil aumentou o número de alunos participantes para que os resultados do Pisa pudessem ser comparados por Estado. Em Santa Catarina, foram aproximadamente 2,5 mil estudantes, dos quais cerca de 2 mil são da rede pública estadual. Os demais alunos frequentam as redes municipal e particular de ensino.

Ministro considera injusta comparação entre regiões

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, os resultados inferiores dos estados do Norte e Nordeste refletem o baixo investimento feito nessas regiões nos últimos anos.

– É muito injusto cobrar do Norte e do Nordeste um desempenho comparável com o do Sul e do Sudeste, sabendo que só muito recentemente nós estamos dando as condições para que esses estados possam formular políticas educacionais consistentes. As mudanças qualitativas em educação demoram a aparecer – afirmou.

O ministro garantiu que as desigualdades registradas entre as regiões serão corrigidas:

– Não importa onde a criança nasça, o investimento público será o mesmo – disse o ministro ao se referir ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica.

Criado em 2006, o fundo repassa recursos aos estados mais pobres que não conseguem investir um valor mínimo por aluno ao ano. Na avaliação do ministro, todo estado “tem espaço para melhorar”.

– O importante é o movimento de buscar a excelência – afirmou.

(DC, 08/12/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *