Como SC perdeu o estaleiro OSX
21/11/2010
Eike recebe comitiva na segunda-feira
21/11/2010

Vento traz economia para prédio público de São José

Câmara de Vereadores instala sistema e deve ter redução no consumo de energia de até 50%

Depois de instalar claraboias para poupar o uso de lâmpadas elétricas e aproveitar a luz do sol para iluminar corredores, e recolher a água da chuva para usar na limpeza, agora a Câmara de Vereadores de São José instalou um sistema de energia eólica na sua nova sede.

O aparelho começou a produzir energia elétrica na segunda semana de outubro. A primeira conta de luz após a implantação da inovação ainda não chegou, mas estima-se que a economia, nos primeiros 20 dias, tenha sido de cerca de 25%. Em dias mais ventosos, a economia já teria chegado a 50%.

No inverno, de acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, Amauri Valdemar da Silva, a energia alternativa deve suprir até metade do consumo no prédio.

A ideia surgiu quando a sede foi revitalizada. Além de torná-la mais acessível, com rampas de acesso a cadeirantes, a intenção foi deixá-la também mais ecológica.

– Em um primeiro momento, pensamos no projeto mais por causa da questão da responsabilidade ambiental. Com a energia do vento, não é preciso poluir o ar, nem represar rios.

Material resistente reduz o gasto com manutenção

Mas a longo prazo, conta ele, haverá um retorno financeiro bem interessante também, por causa da economia gerada no consumo elétrico.

O projeto, equipamento e a instalação custaram cerca de R$ 38 mil. Como o sistema usa material resistente, estima-se que não vá precisar de manutenção antes dos primeiros cinco anos de uso.

A torre captadora foi instalada próxima ao prédio e mudou o cenário para quem trabalha e passa pelo local diariamente. E mudou também a forma de encarar o uso de energia.

– Tomara que sirva de estímulo para outros municípios e até para empresas privadas. Vento é o que não falta na nossa região, e é de graça – lembra Amauri.

(BIANCA BACKES, DC, 21/11/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *