Beira-Mar Norte vai ganhar heliponto
29/11/2010
Sem espaço para os voos fretados
29/11/2010

Santa Catarina ganha Portal Web focado na Educação Profissional Pública

Iniciativa da Redactor Comunicação e do Instituto da Terra, patrocínio da Tractebel Energia e apoio da Eletrosul, o projeto tem como missão auxiliar o jovem ou o adulto em suas escolhas para aprimorar a formação e qualificação profissional por meio da educação pública oferecida em instituições federais e estaduais catarinenses.

Santa Catarina ganha hoje (29/11) seu primeiro portal totalmente dedicado à difusão das oportunidades de educação profissional pública no Estado por meio de instituições federais ou estaduais presentes em mais de 70 municípios: http://www.educacaoprofissionalsc.com.br. Concebido pela Redactor Comunicação, foi executado em parceria com o Instituto da Terra e contou com o patrocínio original do Programa Tractebel Energia de Responsabilidade Social e apoio do Edital 2009 da Eletrosul para Projetos Sociais, Ambientais e Institucionais.

“Uma iniciativa pioneira no país, o Portal da Educação Profissional Pública em Santa Catarina visa concentrar, num único endereço virtual, informações sobre as diversas opções de educação profissional oferecidas no Estado por meio de mais de 100 instituições públicas”, afirma o jornalista Mário Xavier, que começou a conceber e propor o projeto no final de 2007. No decorrer de 2008 – relata Xavier – tornou-se clara a necessidade de oferecer a alunos, pais, professores e orientadores educacionais, um ponto de acesso Web que auxiliasse jovens e adultos nas suas escolhas para aprimorar a formação profissional por meio da educação pública, ampliando suas chances de empregabilidade e desenvolvimento pessoal numa sociedade crescentemente especializada e demandadora de mão-de-obra qualificada também no nível médio.

“O Instituto da Terra para o Desenvolvimento Sustentável, o Meio Ambiente e a Cidadania integrou-se ao projeto da Redactor Comunicação, em 2009, por comungar dos objetivos institucionais e sociais de promover o apoio à educação de crianças e adolescentes, a potencialização de oportunidades de geração de emprego e renda, e a qualificação profissional de jovens”, explica a presidente do Instituto, Zuleica Nunes da Silva.

Ferramenta de busca e notícias sobre Educação Profissional

A principal ferramenta de busca disponibilizada no Portal permite que se encontre as oportunidades de educação profissional pelo nome dos municípios ou das instituições de ensino federais ou estaduais cadastrados. Para cada instituição de ensino, existe uma correspondente ficha de informações com um conjunto de dados essenciais e meios de contato para os interessados buscarem detalhes complementares diretamente nas instituições, que podem ser os diversos campi dos Institutos Federais ou Instituições Estaduais como Cedup – Centro de Educação Profissional, EEB – Escola de Educação Básica e EEM – Escola de Ensino Médio.

Adicionalmente, o Portal trará notícias, artigos e links de interesse, glossário, agenda de eventos e datas relacionadas ao tema, constituindo-se num espaço virtual de convergência, interação e promoção da Educação Profissional em Santa Catarina e no Brasil. “Ao reunir progressivamente uma síntese rica, fidedigna e atualizada de conteúdos fixos e dinâmicos baseados nas principais fontes e especialistas do setor, o Portal buscará permanentemente integrar conteúdos e referenciais úteis para os jovens e outros públicos, estabelecendo pontes e parcerias que beneficiem todos os agentes e atores envolvidos, do ponto de vista institucional, educacional e cidadão”, exemplifica Mário Xavier.

Além da concepção, criação de conteúdos e edição da Redactor Comunicação, o desenvolvimento do Portal contou com o trabalho da Imia Consultoria e Projetos, com direção executiva de Jacqueline Sabatini Regueira, design de Fábio Feminella e programação de Éder Loch. A programação utilizada, Joomla, constitui um dos softwares de vanguarda no Brasil e no mundo, permitindo recursos de administração e expansão do Portal. As fotos da animação na home page do Portal foram gentilmente cedidas pelo IF-SC – Instituto Federal de Santa Catarina.

(Por Mário Xavier, editor@educacaoprofissional.com.br, 28/11/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *