Aterro da Baía Sul: Decisão nas mãos do Iphan
01/11/2010
Vanguarda ambiental
01/11/2010

Praça Governador Celso Ramos revitalizada recebe adultos e crianças que antes tinham receio de frenquentar o local

Nova opção de lazer na Capital

Sexta-feira foi a primeira vez que a empresária Tatiana Tavares decidiu passear na Praça Governador Celso Ramos com o filho Pedro, de quatro meses. Moradora das proximidades, ela foi atraída pela nova aparência do refúgio, totalmente revitalizado.

Uma programação inédita que, a partir de agora, vai se transformar em rotina.

– Nunca tinha vindo aqui antes porque tudo estava estragado e abandonado. Ficou maravilhosa e estou adorando. É um ótimo lugar para passear, ainda mais para quem tem filhos – elogia.

A poucos metros dali, Luiz Carlos Neves aproveitava um dos novos bancos para relaxar. Ele acompanhou os trabalhos de recuperação da praça desde o início e fez questão de registrar em fotografias o resultado do projeto. Morador do Centro, o aposentado costuma frequentar o local quando visita a mãe.

– É um brinco de pérola em nossa cidade, uma obra de arte. Florianópolis só tem a ganhar. Outras empresas deveriam tomar a ação como exemplo e fazer a sua parte como contribuição para a comunidade – sugere.

Além de priorizar a segurança no local, o projeto trouxe opções de lazer para os frequentadores. Entre elas, equipamentos de ginástica – sob responsabilidade da TopMed –, parquinho infantil e espaço exclusivo para os animais de estimação fazerem as suas necessidades.

Atrações que conquistaram a funcionária pública Suzana Cabral Kamel. Acostumada a passear com a cachorrinha Duda pelas redondezas, ela conta que a sujeira e a insegurança a afastavam da área.

– Antes eu tinha medo de vir, era muito escuro. Ficou espetacular tanto para passeios com crianças quanto com cachorros – destaca.

Para a síndica de um dos prédios que ficam no entorno, Anna Maria Muller, a praça ficou tão agradável que pode ser admirada até de seu apartamento. Além do paisagismo revitalizado, o espaço ganhou novos bancos e passeios, mesas para jogos, iluminação, bicicletários e lixeiras.

Evento de confraternização será no próximo sábado

No dia 6 vai haver uma confraternização com a comunidade no local. As atividades acontecem das 10h30min às 13h.

A revitalização foi feita pela WOA Empreendimentos, em parceria com a ONG FloripAmanhã, a Amapraça, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), prefeitura e Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf). O acordo de adoção da área, de 12,4 mil metros quadrados, foi assinado em 12 de agosto e, quatro dias depois, as obras começaram. Segundo o diretor da WOA, Walter Silva Koerich, mais de 100 pessoas estiveram envolvidos com os trabalhos, inclusive aos finais de semana e feriados. Koerich destaca a modernidade do projeto arquitetônico responsável pela revitalização, limpeza e conservação da praça.

– A vegetação adulta foi preservada, assim como as características do local e da comunidade.

O presidente da Associação de Moradores e Amigos da Praça Governador Celso Ramos (Amapraça), Omero Franco, diz que há mais de 50 condomínios no entorno da praça. Ele considera que o projeto foi um passo para melhorar a auto estima e a segurança das pessoas da região.

– É uma contribuição para a qualidade de vida de todo mundo. Agora, todos têm motivos para descer de suas casas, fazer ginástica, passear ou brincar com os seus filhos.

O projeto

– Área: 12.473,70 m2
– Estrutura: parque, equipamentos de ginástica, bancos, mesas para jogos, bicicletários, lixeiras, iluminação, árvores e arbustos ornamentais, passeios, local para os cães fazerem suas necessidades

Programação para a comunidade

– Quando: 6 de novembro
– Horário: 10h30min às 13h
– Atividades: recreacionistas no playground, distribuição de balões e bottons adesivos, pintura de face, bênção com o padre Márcio, apresentação de grupo de boi de mamão do Rio Vermelho, show de mágica, desfile com fanfarra de palhaços, apresentação do octeto da Camerata

(Por MELISSA BULEGON, DC, 31/10/2010)

Mais de R$ 550 mil na praça
Da coluna Informe Econômico, por Estela Benetti (DC, 30/10/2010)

A revitalização da Praça Governador Celso Ramos, inaugurada ontem, foi patrocinada quase que totalmente pela empresa Woa Empreendimentos Imobiliários, que investiu mais de R$ 550 mil. Agora, ela fará a manutenção do espaço, informa o diretor da empresa, Walter Silva Koerich. Embora a investidora seja a nova empresa Woa, da família Koerich, os sócios preferem, ainda, não divulgar todos os números sobre o condomínio residencial de luxo que farão na Beira-Mar Norte, em frente ao Koxixo’s, com várias torres.

A praça, ontem e hoje
Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 30 e 31/10/2010)

Na primeira imagem (veja no blog de Carlos Damião), reproduzida de um cartão postal do final da década de 1960, está a Praça Celso Ramos no contexto da Avenida Rubens de Arruda Ramos (Beira-Mar), ainda em implantação. À época, como se vê, era possível identificar o único prédio visível – o Hospital dos Servidores, hoje Hospital Celso Ramos.

Na segunda imagem, a nova configuração daquele espaço público, entregue à comunidade na sexta-feira pelos diretores da WOA Empreendimentos Imobiliários e pelo prefeito Dário Berger.

As duas imagens comprovam o quanto Florianópolis mudou nos últimos 40 anos.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. imovelbrasil disse:

    realmente o lugar ficou lindo por que antes ninguem queria ver por que estarva abandonado mas agora estar tudo novo eu adorei o lugar ele ficou fantastico.
    valeu pela noticia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *