Elite de Jurerê Internacional se une contra Estaleiro OSX
08/11/2010
Campo de SC recebe turistas globais
08/11/2010

Da coluna de Moacir Pereira (DC, 07/11/2010)

A capital catarinense compreende uma ilha com 424 quilômetros quadrados. Na área insular, vivem hoje mais de 200 mil pessoas. Apesar das excepcionais belezas naturais e de um contorno geográfico diversificado, rico e único, a Ilha continua de costas para o mar. Santa Catarina tem, hoje, uma das mais qualificadas indústrias náuticas do país. Mas seu magnífico litoral continua sem infraestrutura. Aqui são construídas lanchas modernas, com desenhos arrojados, que competem com estrangeiras. Construídas e até exportadas. Mas as limitações são absurdas. Faltam trapiches, deques, marinas, áreas abrigadas. A rigor, falta quase tudo.

A capital de Cingapura está situada na ilha do mesmo nome. Tem 500 quilômetros quadrados. Conta com 5 milhões de habitantes. É uma cidade limpa, moderna, segura, com mobilidade urbana, eficiente transporte coletivo, um dos maiores portos do mundo e recheada de equipamentos náuticos. A racionalidade da gestão pública é um assombro. No centro, não há veículos particulares. Só circulam ônibus, ambulâncias, polícia e táxis.

A Ilha de Santa Catarina tem, na Beira-Mar Norte, sua área mais valorizada. Está sendo urbanizada. Surge um novo trapiche. Vai melhorar. Mais é muito pouco. A prefeitura ficará devendo árvores frondosas e frutíferas, jardins com bancos, deques e quiosques em vários trechos e, sobretudo, mais trapiches de madeira. Milhares de pessoas sairão de seus apartamentos para circular com seus filhos.

Gente simples da periferia poderá desfrutar do novo espaço para suas pescarias de caniço. E, com policiamento, a cidade ficará mais humanizada. Tudo dentro das regras da ecologia. É assim no resto do mundo.

ATRASO

No Brasil, continua predominando a cultura do atraso em relação ao desfrute dos mares, rios e lagoas para transporte de mercadorias e de passageiros, com empreendimentos que gerem empregos e renda para todas as profissões e todas as camadas da população.

O National Geographic está exibindo, em Obras Incríveis, a construção do magnífico Resort Marina Bay Sands Cingapura. Com uma arquitetura arrojada, concepção belíssima, custou US$ 5 bilhões.

Tem 2,5 mil apartamentos, museu, salas de concerto, centro de convenções, piscina “infinita” numa plataforma sobre três torres de 55 andares, toda ela ornamentada com 2,5 mil árvores e 650 espécies de plantas. Um complexo que gera 10 mil empregos diretos, movimenta milhões de dólares por semana e se projeta com infraestrutura náutica e de lazer única, dentro da baía.

Não precisa sonhar tanto. Mas já é hora de acordar!

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *