Repercussões da saída do estaleiro
18/11/2010
Futuro incerto para o Instituto Naval
18/11/2010

Jardim Botânico mais barato

A OSX desistiu do estaleiro em Biguaçu e ainda não confirmou se e como vai manter a parceira no Jardim Botânico que havia prometido construir em Florianópolis. Se form mantido, o investimento vai custar menos que os cerca de R$ 20 milhões previstos de início.

A empresa ainda não falou sobre o caso, mas Murilo Flores, presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), afirma ter recebido de Paulo Monteiro, diretor de sustentabilidade do grupo EBX, o compromisso com a parceira. Os dois se reuniram na sede da Fatma.

– Ficamos satisfeitos em saber que a parceria está mantida. O projeto está praticamente pronto e no final do mês vamos apresentá-lo em um evento ampliado para especialistas no tema e com participação do público interessado – disse o presidente da Fatma.

O novo valor do investimento não foi divulgado. Mas é certo que o projeto exigirá recursos de outras fontes.

– Já temos planilhadas outras fontes de recursos – disse Flores.

A OSX investiu cerca de R$ 600 mil na elaboração e no plano de gestão do projeto do Jardim Botânico. O local, com 70 hectares, será distribuído em três estações: no mangue do Itacorubi, no Rio Papaquara, junto ao Sapiens Parque, em Canasvieiras, e na Cidade das Abelhas, no bairro Saco Grande (veja mapa).

Em agosto foi apresentado o pré-plano do projeto. O encontro contou com técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Fundação de Apoio à Pesquisa Científica de Santa Catarina (Fapesc), Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável. Foi a segunda vez que as entidades se reuniram com a Fatma para discutir o projeto. Em maio houve outro encontro.

Uma das entidades sugeriu que a parte abrangida pelo Sapiens Parque poderá ter uma temática tecnológica e ser aproveitada principalmente no verão, contando com o movimento de turistas no Norte da Ilha para visitas. Para a Cidade das Abelhas foi discutida a possibilidade de um belvedere, para que os visitantes contem com uma bela vista do parque.

Além disso, a intenção é que os três locais tenham acesso fácil e contem meios de transporte para interligá-los.

(ÂNGELA BASTOS, DC, 18/11/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *