Jardim Botânico mais barato
18/11/2010
Reflexões pós-OSX
18/11/2010

Futuro incerto para o Instituto Naval

A construção do Instituto Tecnológico Naval (ITN) em Florianópolis, com projetos de parcerias tecnológicas entre a OSX, Fundação Certi e Universidade Federal de SC (UFSC) pode ser afetada pela decisão de não instalar o estaleiro em Biguaçu. A proposta depende de uma nova reunião entre a empresa e as instituições envolvidas no projeto.

O local inicialmente escolhido para abrigar o instituto seria o Sapiens Parque, em Canasvieiras, no Norte da Ilha. Agora, endereço e outros detalhes do ITN estão indefinidos. Não há decisão, após a desistência do estaleiro no Estado, se a proposta ficará ou não de pé.

O superintendente geral da Fundação Certi, Carlos Alberto Schneider, acredita que a parceria continua, já que a tecnologia oferecida pela UFSC em conjunto com a fundação é considera chave.

– É muito importante a formação de profissionais na construção naval, tanto para novos, quanto para a capacitação dos que já estão no mercado.

Segundo o diretor executivo da fundação, José Eduardo Fiates, dificilmente o projeto do ITN será cancelado. Ele complementa que deve ser modificado o volume de atividades desenvolvidas, o que será definido nas próximas semanas.

Se existir, o ITN será o primeiro instituto do gênero no país, oferecendo ensino de nível superior em técnicas de construção avançada nos moldes do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos (SP). O investimento previsto no projeto do ITN é de R$ 15 milhões.

“Os projetos de parceria tecnológica serão mantidos. E não descartamos a possibilidade de o ITN ficar em SC, porque ele vai operar em um sistema de rede. SC tem capacidade de mão de obra e tecnologia.”
JOSÉ FIATES
Diretor executivo da Fundação Certi

(DC, 18/11/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *