Iphan autoriza construção do elevado do Terminal Rita Maria, em Florianópolis
22/11/2010
Medidas para evitar o caos aéreo no país
23/11/2010

EBX mantém instituto naval em SC

Comitiva catarinense participa de reunião no RJ e afirma que Eike Batista se comprometeu em instalar projeto no Estado

SC perdeu o estaleiro da OSX para o RJ. Mas reunião-almoço no restaurante da diretoria do Grupo EBX com Eike Batista, ontem à tarde, garantiu para a comitiva de políticos catarinenses uma boa nova: está confirmado para SC o Instituto Tecnológico Naval (ITN).

A comitiva de políticos catarinenses que almoçou com Eike foi composta pelo senador eleito e ex-governador Luiz Henrique da Silveira, pelo governador e o vice eleitos, Raimundo Colombo e Eduardo Pinho Moreira, e pelo prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps.

– Trocamos muitas ideias. Mas algo foi definido logo de imediato: de que teremos, na nossa região, o primeiro estágio do Instituto Tecnológico Naval – disse Deschamps.

Pinho Moreira também confirmou a instalação do projeto em SC.

Depois de saírem de Florianópolis em um jato particular, os políticos se reuniram com o empresário do Grupo EBX e um grupo de executivos às 13h, no RJ. Eike Batista apresentou vídeos de empreendimentos do grupo.

Durante o encontro, que terminou às 15h, Eike afirmou que uma equipe de técnicos está trabalhando para apresentar entre oito e 10 propostas diferentes para o terreno de Biguaçu onde seria instalado o estaleiro da OSX. O empreendimento foi transferido na semana passada para a cidade fluminense São João da Barra.

– O hotel-marina é um dos projetos em estudo, mas não seria o primeiro da lista. Ele (Eike Batista) comentou bastante e teria, em primeiro plano, um Centro de Inovação de Tecnologia da Informática para aquela área – comentou o prefeito Deschamps.

A equipe técnica fará uma nova análise da área e apresentará os projetos para os diretores do grupo EBX antes de as propostas serem divulgadas. A previsão de Eike, segundo Deschamps, é que até janeiro sejam definidas as alternativas para o local.

– Algo que ele disse é que não quer mais saber de estaleiros (em Biguaçu). Que esta questão está fora dos planos. Mas que ele é parceiro de todo e qualquer outro empreendimento porque gosta muito da nossa região – afirmou Deschamps.

O diretor executivo da Fundação Certi, José Eduardo Fiates, envolvido no projeto do Instituto Tecnológico Naval, comemorou a decisão do empresário e adiantou que o ITN funcionará em uma espécie de sistema de rede. Terá uma sede no Sapiens Parque, em Canasvieiras, na Capital, e, provavelmente, laboratórios e núcleos em instituições de ensino como a UFSC, Univali, Instituto Federal de Educação (IF-SC), entre outras.

Pioneiro em seu segmento no país, o ITN ainda não tem um cronograma para ser viabilizado.

– Dependemos muito da definição do estaleiro, porque a primeira atividade prevista seria o processo de treinamento das pessoas que iriam trabalhar nele – afirmou Fiates.

(ALESSANDRA OGEDA, DC, 23/11/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *