Gastronomia: espécies de frutos do mar típicas da estação
26/11/2010
SC busca nos Emirados referência em energia alternativa para construção
26/11/2010

Casa de Câmara e Cadeia abrigará Museu de História da Cidade

Jornalistas visitam os trabalhos na antiga Casa de Câmara e Cadeia. Ao final da reforma o edifício deverá abrigar o museu de alta tecnologia que vai contar a história de Florianópolis.

Durante o encontro os jornalistas acompanharam de perto as atividades que estão sendo realizadas. A visita foi coordenada pelo superintendente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, Átila Rocha. “Nosso objetivo é preservar a história da cidade e entregar novamente este edifício para a população”, comentou o superintendente.

O atual Palácio Dias Velho, construído entre os anos de 1771 e 1780, é uma das três construções mais antigas do Centro Histórico, juntamente com a Catedral Metropolitana e o Palácio Cruz e Sousa (Museu Histórico de Santa Catarina). Este dado comprova a importância histórica de edificação que acompanhou o desenvolvimento do município. Dentro em breve, após a conclusão das obras de restauro, o local será entregue novamente para a população. No passado a construção abrigou, além da Cadeia no térreo e a Câmara no pavimento superior, todos os órgãos da Vila que necessitavam de algum lugar para funcionar, como a Assembléia Legislativa e o Tribunal do Júri.

A Câmara serviu ainda de cenário para a posse de vários Presidentes da Província, além de ter recebido a visita do Imperador D. Pedro II, que ficou preocupado com as precárias condições da cadeia, que funcionava no térreo.

Assim, entre novembro de 2009 e julho de 2010 foi realizada a demolição do anexo nos fundos do terreno, remoção dos entrepisos e mezaninos, retirada dos revestimentos sobre o assoalho e o conserto no telhado, eliminando os problemas de infiltração. Atualmente está em elaboração o Projeto de Restauração e Conservação. Esta fase contempla as etapas de identificação da edificação, através da realização de levantamentos físicos, análise tipológica e prospecções arqueológicas. Ao final desta atividade será apresentada a proposta de intervenção propriamente dita para a instalação do Museu de História da Cidade.
Segundo os Técnicos do Serviço de Patrimônio Histórico do Município, para a viabilização do museu será necessária a elaboração do projeto museológico e expográfico do mesmo que será desenvolvido por profissionais da área e em sintonia com o projeto de restauro e conservação. A previsão de término para o projeto global é final de março de 2011.

O próximo passo será a realização da prospecção arqueológica de superfície por meio de Radar de Penetração de Solo (GPR), que possibilitará a comprovação das estruturas soterradas em até 4,00 metros de profundidade, que será realizada no início de dezembro.

Os resultados dessas ações iniciais orientarão a última etapa, que será a escavação propriamente dita, de modo que seja possível identificar as antigas estruturas relacionadas com as celas, visto que sua identificação é imprescindível antes de qualquer intervenção arquitetônica.

(PMF, 25/11/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *