Aeroporto Saturado
26/11/2010
Mercado
26/11/2010

A omissão histórica do Estado

Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 26/11/2010)
Florianópolis tem mais de 70 favelas. A maior parte das ocupações irregulares é reconhecida oficialmente, através de projetos aprovados na Câmara de Vereadores. O parlamento municipal admite denominações de servidões, que são, ao fim e ao cabo, a prova maior de que não houve planejamento urbano nesses bairros populares. O leitor sabe quantas servidões existem em Florianópolis: 5.000. Isso mesmo. São 5.000 ruelas implantadas pelos próprios moradores, sem qualquer tipo de controle do poder público.
Assim, não é de se estranhar que, mesmo em menor proporção, tenhamos aqui um retrato tão explosivo quanto o do Rio de Janeiro. Exatamente porque a questão do tráfico de drogas está intrinsecamente ligada à existência (e tolerância estatal) de uma rede de situações sociais complicadas, cuja única serventia é sustentar currais eleitorais. O que acontece no Rio é fruto de décadas de descaso do poder público. Nossa situação não é diferente, embora, em escala, nossas mazelas relacionadas à violência ainda sejam muito menores.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *