Mais um verão na fila
22/11/2010
Anac quer evitar caos aéreo em dezembro
22/11/2010

A cada hora, três casas são invadidas no Estado

Ações dos assaltantes ocorrem, geralmente, quando os moradores estão fora das residências

A cada 17 minutos uma casa é invadida em Santa Catarina. O número de furtos (quando os objetos são levados sem violência física) e roubos (quando há agressão às vítimas) a residências nos primeiros 10 meses do ano chegou a 26.926. A situação da Capital é uma das piores do Estado. De janeiro a outubro de 2010, o número de ocorrências já ultrapassou o de todo o ano passado, com destaque para o aumento de assaltos, que avançou de 37 para 68, um crescimento de 46%.

Para a polícia, não é difícil traçar o perfil dos bandidos. Diferente do autor de roubo, que nem sempre tem envolvimento com drogas, é comum os autores de furtos serem viciados em crack.

– Os assaltantes, geralmente, são consumidores ou intermediários de traficantes. Acabam precisando de dinheiro para pagar dívidas – diz a delegada da 10ª Delegacia de Polícia da Capital, Michele Rodrigues.

Um exemplo da situação aconteceu na sexta-feira, na Lagoa da Conceição, onde ocorreram dois furtos em um intervalo de uma hora. O autor, já identificado, é usuário de crack.

Se o número de furtos e roubos em SC seguir a tendência do ano passado, em 2010 deve haver aumento. Os 26.926 furtos e roubos nos primeiros 10 meses do ano representam 88 ocorrências por dia.

No ano passado, foram 31.292 incidências, uma média de 86 por dia. Se for levada em conta somente a comparação do mês de outubro, a queda foi de 9% de furtos e 12% de roubos.

Em Florianópolis, foram 2.792 furtos de janeiro a outubro de 2010, superando 2009 em 8,7%. Se for utilizado só o mês de outubro como parâmetro, o número de roubos teve um salto ainda mais assustador. Em comparação com o mesmo mês de 2009, o aumento foi de 166%.

Capital é uma das cidades mais visadas

Segundo a Polícia Militar, a Capital é uma das cidades mais visadas do Estado. Mesmo com o aumento dos furtos e roubos, a PM não deve ter ações específicas para coibir os roubos. Com a chegada do verão, a polícia acredita que a tendência é diminuir os furtos, pois os bandidos buscam invadir quando os moradores estão fora.

(ROBERTA KREMER, DC, 22/11/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Fernando disse:

    segurança nesse estado é uma piada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *