Verão e obras na Beira-Mar
24/10/2010
Capacitação do setor turístico contribui para a conquista do prêmio de Melhor Estado para turismo
24/10/2010

SOS Canasvieiras

Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 23 e 24/10/2010)

Canasvieiras foi, durante décadas, a principal referência turística do Norte da Ilha de Santa Catarina. Famílias da cidade tinham lá suas casas de veraneio, para onde rumavam no início de dezembro, voltando para o Centro apenas depois do Carnaval.

Símbolo de status e de elegância ao longo de mais da metade do século 20, despertou a atenção de turistas estrangeiros, em especial os argentinos, por conta de sua beleza e de suas águas calmas.

O balneário transformou-se numa das referências obrigatórias do turismo catarinense – competindo diretamente com Balneário Camboriú – e, por conta disso, acabou vítima da especulação, da ganância e da incompetência oficial. Sofre hoje com inúmeros problemas, como a poluição, a crescente favelização e a deterioração da qualidade de vida.

Descaso

Para defender Canasvieiras, um grupo de moradores fundou o movimento SOS Canasvieiras, nascido “da insatisfação e preocupação de um grande número de moradores e proprietários de imóveis em relação ao descaso das autoridades com o bairro, onde a qualidade de vida está ameaçada”.

Audiência

Canasvieiras deixou de ser mera e charmosa estação de veraneio para se transformar em bairro residencial. Mas, ainda assim, e por causa disso, precisa de atenção e melhorias urgentes. No dia 8 de novembro, os moradores vão se reunir com o Ministério Público Estadual para tratar dos problemas relacionados com a estação de tratamento de esgoto e a consequente poluição do mar.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Olá, como eu disse em bloggs anteriores, estou de partida p/ conhecer Floripa e estarei me hospedando em Canasvieiras (Mar del Plata). Sou da baixada santista e parabenizo a “SOS Canasvieiras” pela iniciativa, pois aqui na baixada isso não existe. A maior preocupação que um turista pode ter, é quanto a segurança do local aonde está visitando. Por ex. os famigerados “flanelinhas” (guardadores de carros) não são nada mais que “olheiros” que dão as dicas p/ futuros assaltos. Aqui na baixada o fluxo de turistas “top” diminuiu bastante por conta da falta de segurança. Agora recebemos mais turistas “farofeiros” de um dia. Dou o meu apoio como turista que sou, a essa iniciativa e se tiver “colantes” de por no vidro do carro, reserva um prá mim que eu colocarei. Obrigado pelo espaço e boa sorte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *