O estaleiro
26/10/2010
Projeto prevê para 2011 construção da Avenida Beira-Mar de Barreiros, em São José
26/10/2010

Prédio histórico de Florianópolis foi derrubado mesmo com a recomendação contrária do MPF

Edifício Mussi vira pedra sobre pedra

O edifício Mussi, considerado um dos marcos da arquitetura moderna da Capital, foi posto abaixo mesmo com a recomendação contrária do Ministério Público Federal. A demolição começou no fim de semana, logo após o alerta da entidade aos órgãos públicos na sexta-feira.

Ao ser informado pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) da tramitação de um processo de demolição, solicitada pela construtora Hantei, o procurador Eduardo Barragan recomendou a suspensão da intervenção no prédio localizado na Rua Nereu Ramos, no Centro. O pedido foi encaminhado à empresa e à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU).

O objetivo era fazer com que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e outras entidades avaliassem a importância de preservação do prédio.

O secretário da SMDU, José Carlos Rauen, disse ontem que a prefeitura autorizou a demolição na sexta-feira e só recebeu a recomendação do Ministério ontem. Como não era tombado, ele afirmou não ter motivos para impedir a construção de um novo prédio no local do Mussi.

O Plano Diretor do Distrito Sede, de 1997, exige a aprovação do Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Natural de Florianópolis (Sephan) para por abaixo prédios com mais de 30 anos. O processo de construção e o de demolição são distintos, no entanto, a regra não foi seguida à risca neste caso.

– Em 2005, o Sephan orientou como deveria ser a obra. Se a entidade aprova a construção, fica subentendido que autoriza a demolição. Não precisamos ter dois trabalhos encaminhando um novo pedido de avaliação – justifica Rauen.

Construído em 1957, o edifício Mussi foi tema de teses de doutorado de arquitetura na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Um deles foi apresentado pelo professor Luiz Eduardo Fontoura, que aponta a edificação como um símbolo do começo da verticalização de Florianópolis.

Nenhum dirigente da empresa Hantei foi encontrado para comentar o assunto. O procurador Eduardo Barragan só falará sobre o caso hoje.

(Por ROBERTA KREMER, DC, 26/10/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *