Revitalização da Praça Governador Celso Ramos é entregue oficialmente, em Florianópolis
29/10/2010
Saúde na Beira-mar
01/11/2010

Praça Governador Celso Ramos revitalizada a disposição da sociedade

Parceria envolvendo a Woa Empreendimentos Imobiliários, a Associação FloripAmanhã, o Ipuf e a Associação dos Amigos da Praça Governador Celso Ramos permitiu a recuperação da Praça Celso Ramos, apresentada oficialmente nesta sexta-feira (29/10). Um espaço que encontrava-se praticamente abandonado, com inundações recorrentes, depois de pouco mais de dois meses de obras está com jardins e passeios limpos e bem cuidados, parque infantil com equipamentos novos, academia de ginástica e câmeras para monitoramente da segurança. Essa transformação foi possível devido ao Termo de Adoção de Área Pública, concedido pela Floram para a empresa Woa, através do programa Adote uma Praça, uma iniciativa da FloripAmanhã.

Veja o discurso da Presidente da Associação FloripAmanhã, Zena Becker, na solenidade de apresentação da Praça Celso Ramos revitalizada, após café da manhã no Hotel Majestic:


Galeria de Fotos da visita à Praça nesta sexta-feira (29/10)

[nggallery id=11]

A revitalização

A Woa Empreendimento Imobiliários foi a responsável pela revitalização, limpeza e agora passa a fazer a conservação da praça. “Elaboramos e executamos um moderno projeto arquitetônico que contempla um espaço de 12.452,2m². Preservamos a estrutura já existente, sem interferir na vegetação adulta, e respeitamos as características do local e da comunidade”, explica Walter Silva Koerich, diretor da WOA Empreendimentos Imobiliários. Para o presidente da Amapraça, Homero Franco, agora é hora da “comunidade assumir a Praça antes que os adversários dela a assumam”.

Segurança

A maior reinvindicação dos moradores da região era em relação à segurança e este foi o ponto de partida do projeto arquitetônico. “Em conjunto com a AMAPRAÇA, estudamos todas as solicitações da comunidade e trabalhamos para acabar com os locais obscuros e esconderijos existentes”, comenta Walter. Para isso, todos os arbustos e herbáceas volumosas foram retiradas e toda a vegetação arbórea foi preservada e utilizada no projeto dos canteiros de herbáceas forragivas com desenho orgânico e dinâmico, que trará grande movimento visual à praça.

O prefeito Dário Berger agradeceu a comunidade pela paciência em aguardar e elogiou o trabalho da empresa adotante. “A praça recebe hoje aparelhos de ginástica, bicicletário, arborização, parque para crianças, iluminação, mesa de jogos e calçamento graças a esta ação da Woa, que por intermédio da Associação dos Amigos da Praça Governador Celso Ramos assumiu este compromisso de grande magnitude para o município”.

A WOA Empreendimentos Imobiliários também foi responsável pela instalação do novo parquinho, uma vez que o antigo não atendia normas de segurança, por todo o mobiliário urbano, como lixeiras, bancos, bicicletários, mesas para jogos e orelhões. A iluminação foi outro ponto valorizado no projeto, pois além da colocação de novos postes também foi utilizada a iluminação cênica nas árvores mais imponentes.

A praça ainda recebeu uma academia de ginástica, de responsabilidade da TopMed, composta por 10 aparelhos: alongador, multiexercitador, surf, rotação dupla diagonal, esqui, simulador de caminhada, simulador de cavalgada, remada sentada, rotação vertical, e pressão de pernas.

Para integrar a praça ao seu entorno foram criados alguns bolsões no passeio, que irão aumentar o fluxo de pessoas no espaço. Um destes bolsões valoriza o “castelinho”, pequena edificação junto à Rua Frei Caneca, que é um ponto de referência na praça. “Nosso objetivo é fazer com que a população e os moradores envolvidos entendam o espaço como uma extensão de sua casa e, desta forma, nos ajudem a preservá-la. Como empresários, estamos cumprindo nosso papel e dever perante a sociedade, colaborando para o desenvolvimento e fazendo com que a Praça continue pertencendo a comunidade com dignidade”, finaliza Walter Silva Koerich.

“Quando a Floram dá o aval para adoção, faz em consonância com a legislação ambiental. A Woa Empreendimentos Imobiliários, a ONG FloripAmanhã, a Floram, o Ipuf e a Associação dos Moradores e Amigos da Praça Governador Celso Ramos são merecedores de todos os elogios, pois participaram ativamente da iniciativa de revitalizar o local,” ressalta o diretor superintendente da Flroam, Gerson Basso.

Confraternização com a Comunidade

No sábado, dia 06/11, das 10h30min às 13hs, a Woa está programando para a Praça uma série de atividades para comemorar a revitalização do espaço. Haverá recreacionistas no playground, distribuição de balões, bottons adesivos e pintura de face. Às 10h31min os sinos irão tocar durante um minuto e então o Padre Márcio abençoará o local, enfatizando para que a população cuide e preserve a Praça. Além disso, a programação conta com apresentação de um grupo de boi de mamão do Rio Vermelho, show de mágica, fanfarra de palhaços e apresentação do octeto da Camerata de Florianópolis no encerramento.

(Com informações da Apoio Comunicação/Woa e Prefeitura de Florianópolis)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *