Comissão define o que pode ser vendido no Mercado Público de Florianópolis
13/10/2010
Voluntários se preparam para limpeza da Praça XV
13/10/2010

OSX defende projeto da construção do estaleiro em Biguaçu, na Grande Florianópolis

Funcionamento do estaleiro não implicaria em derramamento de óleo, diz empresa

Após o protesto contra a instalação do estaleiro em Biguaçu, na Grande Florianópolis, a OSX se defendeu, explicando alguns pontos do projeto. A manifestação foi realizada neste sábado, na praia de Jurerê Internacional, na Capital.

De acordo com a empresa, a escolha do local para a construção do estaleiro foi baseada em amplos e rigorosos estudos técnicos. A vocação para a indústria naval e tecnológica e a tradição para a navegação da região, também foram levadas em conta.

Com relação aos prejuízos à maricultura e a pesca, a empresa alega utilizar tecnologia de overflow que não gera turbulência nas águas; se compromete a fazer um monitoramento da atividade pesqueira e garante que, durante o período de dragagem, os pescadores serão indenizados.

Sobre Jurerê e Daniela, a OSX garantiu que as praias não serão afetadas e nem há risco de erosão.

Atualmente

O projeto do estaleiro OSX, de R$ 3 bilhões, está em processo de licença ambiental em SC e no Rio de Janeiro. A empresa diz que tomará uma decisão até o final do ano sobre o destino escolhido.

Os estudos sobre o impacto da implantação do estaleiro em Biguaçu, realizados pela consultoria Caruso Jr. estão sendo analisados por um grupo de trabalho do Instituto Chico Mendes (ICMBio) nacional.

O seu parecer, que deve ser divulgado este mês, será fundamental para a definição da Fatma, órgão estadual de meio ambiente, que conduz o processo.

(Diário.com.br, 10/10/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. ERALDO disse:

    ENGRAÇADO…
    NINGUEM QUER ESSE ESTALEIRO, O RJ NÃO QUER E MUITO MENOS OS CATARINENSES…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *