Arte eclética
05/10/2010
Moradores da Lagoa apreensivos com decisão judicial que determina demolições no bairro
05/10/2010

Mobilidade urbana

Artigo escrito por MAURO RAINEIRO GOEDERT, ADVOGADO E ADMINISTRADOR (DC, 05/10/2010)
Um dos temas mais relevantes, ao lado da segurança pública e da saúde, é o da mobilidade urbana, principalmente relacionado às condições de trânsito e transporte nas principais cidades brasileiras. Trata-se de assunto demasiadamente complexo e que atinge o ápice no conflito de interesses dos personagens envolvidos, como pedestres, motoristas e passageiros. A importância de se aprofundar nas questões tem por escopo a obtenção de soluções que levem à preservação ou melhoria das condições na qualidade de vida e do meio ambiente de forma integrada. A disputa pelo espaço urbano precisa receber das autoridades a devida importância, atingindo o verdadeiro consenso sobre a utilização mais viável e adequada em espaços urbanos. Outros aspectos são fundamentais para elevar os debates de planos de mobilidade, como os conceitos de cidadania, dignidade da pessoa humana e sustentabilidade.
Uma das sugestões unânimes é priorizar o sistema de transporte público de qualidade em detrimento do enfoque que privilegia o transporte individual que, atualmente, ocupa cerca de 80% dos espaços de circulação. Com a facilitação do crédito, o acesso à compra de veículos automotores praticamente dobrou na última década. Além do tempo perdido em longos engarrafamentos no trânsito, outras consequências são percebidas como aquelas relacionadas ao estado emocional das pessoas que circulam neste caos. Cada vez mais é necessário implantar planos de mobilidade e cobrar dos gestores medidas que visem a promover o acesso aos diversos sistemas de circulação, através do desenvolvimento de políticas públicas adequadas, visando ao uso democrático e sustentável do espaço urbano.
A solução dos problemas da mobilidade urbana é desafio ao próximo presidente e aos governadores, firmando compromissos na realização de investimentos em obras e construindo alternativas capazes de reorganizar o sistema viário e de transportes das grandes cidades.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *