Impactos regionais do Estaleiro OSX em Biguaçu e da Fosfateira em Anitápolis serão debatidos na UFSC
07/10/2010
Agenda de 11 a 17 de outubro de 2010
08/10/2010

Exemplos para serem seguidos no turismo

Terceira edição de premiação registrou equilíbrio entre projetos públicos e privados que ganharam destaque no setor

A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em SC (ADVB/SC) divulgou, ontem, a lista dos 10 vendedores no Top Turismo deste ano.

A premiação será no dia 5 de novembro, no Parque Beto Carrero, em Penha. Criado em 2008, o Top Turismo registrou, este ano, o maior número de projetos inscritos. No total, 38 iniciativas públicas e privadas participaram da votação do grupo de jurados convidados pela entidade.

O prêmio deste ano reconhece seis projetos da iniciativa privada e quatro de iniciativa pública.

– Foi uma coincidência este equilíbrio. Mas a tendência, para os próximos anos, é de um número maior de projetos da iniciativa privada – avaliou Maria Carolina Linhares, presidente executiva da ADVB/SC.

Para ela, o ambiente cada vez mais competitivo no setor de turismo faz com que as empresas busquem um diferencial frente aos concorrentes. Um selo como o do Top Turismo pode fazer a diferença entre empresas similares, opina Maria Carolina.

– Não tivemos inscritos do Oeste ou da Serra catarinense, regiões onde precisamos trabalhar mais. Nosso desafio é descentralizar a associação e torná-la regionalizada em outras partes do Estado.

Seleção não se limitou a resultados financeiros

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em SC (Abrasel), Fábio Queiroz, que fez parte da comissão julgadora, destacou a qualidade e a diversidade dos projetos inscritos e a variedade entre projetos de baixo e alto custo.

– Selecionamos os premiados pelas ideias criativas, inovadoras, pelas ferramentas de marketing utilizadas e os resultados conquistados, não apenas financeiros, mas institucionais e para o setor – afirmou Queiroz.

Iniciativas vencedoras

• Associação Brasileira de Agências de Viagens de SC: Projeto Turista Feliz em SC, iniciativa de conscientização com recomendações para os turistas direcionada aos profissionais das agências de viagens.
• BRmídia: festival Tourfilm Brazil, voltado para o segmento de filmes de turismo, promovido desde 2009 em Florianópolis. Tem foco na América Latina e no Caribe, mas recebe inscrições de outros mercados.
• D/Araújo: ação Fazendo Acontecer no Turismo, que mobilizou setores da sociedade catarinense na divulgação de que o Estado estava pronto para receber os turistas depois das enchentes de 2008.
• Grupo ALL Entretenimento: campanha digital em mídias sociais que divulga a Folianópolis, a micareta promovida em novembro na Capital.
• Lojas Havan: evento Natal Luz, promovido no final de ano nas lojas da rede de forma itinerante, com investimento em decoração nas fachadas, chegada do Papai Noel, shows e fogos de artifício.
• Planetapeia: pelo conjunto de brinquedos motorizados, ciclísticos e bonecos criados para a Oktoberfest, e pelo concurso de trajes típicos para incentivar jovens talentos dos cursos de moda no Estado.
• Prefeitura de Gov. Celso Ramos: projeto Quinta dos Ganchos, empreendimento imobiliário criado como alternativa de turismo, lazer e moradia de alto padrão que cria o conceito de turismo ativo.
• Prefeitura de Pomerode: análise das cinco edições do festival gastronômico O Sabor da Cultura e da Tradição, para ajudar na gestão das próximas edições.
• Prefeitura de São Francisco do Sul: projeto para inserir a cidade na rota dos cruzeiros marítimos, que resultou, em um ano, na confirmação de 37 escalas de navios para a temporada 2010-2011.
• Secretaria de Turismo da Capital: Reveillon das Luzes, evento criado em 1994 para combater a sazonalidade turística em Florianópolis, que conseguiu antecipar em 10 dias o início da temporada de verão e ampliar o período de alta temporada.
Fonte: ADVB/SC

(Por ALESSANDRA OGEDA, DC, 08/10/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *